Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

MUSEUS RECEBEM OUTRAS ARTES

Cinco museus de Lisboa acolhem outras expressões artísticas fora da área das artes plásticas - propostas no campo das artes do espectáculo (música, dança e performance), eventualmente menos convencionais, que divulgam jovens criadores portugueses.
30 de Agosto de 2004 às 14:27
É assim que o Instituto Português de Museus vai implementar o Projecto Museus e Outras Artes, que visa receber em alguns museus um programa de espectáculos variado, curto, eficaz e de qualidade. Eventuais impedimentos relativos à falta de meios técnicos ou de espaços próprios serão contornados através da simplicidade das propostas. É pedido aos artistas uma apresentação do trabalho informal, sem nunca perder de vista a oferta de um momento de elevado rigor técnico e artístico.
Pretende-se com este projecto aproximar ainda mais os museus das pessoas, acrescentando à fruição do património que temos à nossa guarda nos museus (das artes visuais à arqueologia e etnologia) uma mais-valia no campo das artes performativas. Os visitantes serão motivados para o contacto com diferentes manifestações artísticas num espaço cultural por excelência. E os museus vão também passar a ser procurados como espaços de lazer.
Aceitaram este desafio o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu do Chiado-MNAC, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Nacional do Azulejo e o Museu Nacional dos Coches. Cada um destes cinco museus acolherá assim um espectáculo diferente, com a duração de cerca de uma hora. As performances serão realizadas aos sábados às 16,00 h, entre 18 de Setembro e 16 de Outubro.
PROGRAMA
Museu Nacional dos Coches (Sábado, dia 18 de Setembro, às 16,00 horas)
Aqui vai ser surpreendido por um espectáculo de dança contemporânea em que a experimentação tem um lugar fundamental. Um grupo de 15 bailarinos - "Os Cães da Banda", do CEM – Centro Em Movimento – actuará entre os coches do Salão Nobre do Museu. Este local será encerrado ao público durante o espectáculo e você poderá assistir a tudo a partir das Galerias. Curiosamente, era aí que a Corte e a Família Real assistiam aos Jogos Equestres no tempo em que o edifício era Picadeiro Real.
Museu Nacional de Arqueologia (Sábado, dia 25 de Setembro, às 16,00 horas)
Neste Museu, instalado no Mosteiro dos Jerónimos, actuará o Grupo de Batuque “Finka Pé”, um grupo de percussão composto por catorze mulheres cabo-verdianas. Este grupo surgiu no Bairro Alto da Cova da Moura, concelho da Amadora. Inteiramente formado por mulheres que habitam no bairro, este grupo começou por se dedicar à prática do batuque em ocasiões festivas da comunidade, numa linha de fidelidade à tradição cabo-verdiana. Mas, graças ao alto nível artístico das componentes do grupo, começaram a surgir os convites para actuar fora do bairro e hoje torna-se difícil ao grupo dar resposta a todos os convites que lhe são dirigidos.
Museu Nacional de Arte Antiga (Sábado, dia 2 de Outubro, às 16,00 horas)
Aqui espera-nos um concerto de Jazz com a voz especial de Sara Serpa, que se apresenta com o seu quinteto, composto por músicos reputados do panorama actual do jazz português - André Matos na guitarra, Jorge Reis no saxofone, Demian Cabaud no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria. Teremos oportunidade de escutar temas originais compostos pela cantora e igualmente standards de Charles Mingus, Cole Porter, Tom Jobim, entre outros. O espectáculo terá lugar no Átrio das Janelas Verdes, espaço para onde desce a Escadaria Nobre do Museu, que nesse dia servirá de plateia para os espectadores.
Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporâneo (Sábado, dia 9 de Outubro, às 16,00 horas)
A música do grupo “Spill” integra-se na contemporaneidade do Museu do Chiado. Este grupo toca um tipo de música que, embora seja construído com base em ritmos da chamada música electrónica como o drum´n´bass ou o dub, aqui é tocado por pessoas e não por máquinas e assenta em conceitos de composição que vêm duma longa experiência com música improvisada e acústica. Já tocaram para lotação esgotada no emblemático Hot Clube, no Pequeno Auditório do CCB, no Festival de Jazz de Valado dos Frades e no Festival de Rock de Paredes de Coura 2003. O concerto terá lugar no jardim do Museu.
Museu Nacional do Azulejo (Sábado, dia 16 de Outubro, às 16,00 horas)
Este Museu, antigo convento fundado no século XVI, tem muitos recantos e espaços imprevistos, o que nos levou a achar interessante um espectáculo de mimos com “Os Automóveis - Teatro Móvel”. O trabalho desenvolvido por este grupo consiste na criação de animações a partir da observação de situações do quotidiano assentando num tom humorístico "non sense" e procura atingir o público de forma desconcertante, pela crueza e simplicidade das acções. Os actores estarão espalhados ao longo do circuito da visita, aparecendo quando as pessoas menos esperam e interferindo, eventualmente, com uma visita guiada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)