No espectáculo vão ser tocados temas de autores dos períodos Barroco e Renascentista, assim como do século XX. Na lista de músicos interpretados figuram, entre outros, Josquin des Prés, Jacob van Eyck, John Playford ou J. S. Bach. Será também utilizado o órgão setecentista da Igreja Matriz de Boliqueime.
O Ensemble Flautas de Loulé e o Coro de Câmara do Coral Adágio de Portimão têm participado em várias iniciativas conjuntas. O Coral Adágio nasceu em Portimão, no ano de 1989. O objectivo principal do grupo consiste na divulgação da música coral de qualidade, tendo em vista um público-alvo diversificado, entre as zonas rurais e urbanas. O repertório deste grupo é variado, contando com peças do Renascimento até à actualidade, de polifonia sacra, espirituais negros e música popular, portuguesa e de outros países.
O Ensemble de Flautas de Loulé foi constituído em 1994, por alunos do município. Tem marcado presença em localidades como Faro, Setúbal, Querença ou Salir. Conta com três CD gravados e referências em artigos das revistas ‘American Recorder’ e ‘Recorder Magazine’.