Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

'Ninfomaníaca' estreia hoje com dose de sexo

Obra maior de Lars von Trier chega a Portugal numa versão mais curta
16 de Janeiro de 2014 às 15:38
Stacy Martin e Shia LaBeouf vivem cena de sexo explícito
Stacy Martin e Shia LaBeouf vivem cena de sexo explícito FOTO: Direitos reservados

Sexo, suor e lágrimas. A fórmula do novo projeto arrojado do realizador dinamarquês Lars von Trier está a ser apresentada como um projeto de choque, mas a primeira parte de ‘Ninfomaníaca', que chega hoje a Portugal, vai muito para lá disso. Há cenas de sexo explícito, mas a obra que fecha a ‘trilogia da depressão' - iniciada com ‘O Anticristo' e ‘Melancolia' - é um conto intimista sobre uma mulher que se deixa levar pelo desejo. Carnal e proibido.

‘Ninfomaníaca' chega às salas nacionais em duas partes que totalizam cerca de quatro horas. Contudo, esta é a versão softcore, mais curta, longe de uma outra com mais de cinco horas e meia. Apesar de alguma censura, o projeto inclui cenas dignas de ‘bola vermelha' e promete no segundo tomo, aquele em que a protagonista Joe embarca numa descida aos infernos, a muito polémica sequência em que participam atores pornográficos.

Nesta primeira abordagem, Joe (Charlotte Gainsbourg em idade adulta e uma ousada Stacy Martin na juventude) é encontrada espancada no meio da rua pelo solitário Seligman (Stellan Skarsgaard), que a acolhe. Em sua casa, a mulher decide contar a sua história, dividida em capítulos, desde os dois anos, período em que descobriu a vagina, até à juventude, quando se deixa levar pelo prazer despudorado.

Apesar do tema-choque, o cineasta Lars von Trier filma tudo como se de um melodrama despedaçado se tratasse, tirando o máximo partido de reflexões pessoais e filosóficas de extremos que vão dar a uma ideia poderosa, que baralha as convicções de Joe: "O amor é o ingrediente secreto do sexo." Aqui mais proibido do que nunca.

sexo censura cinema ninfomaníaca filme lars von trier
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)