page view

Nova Arcada em negociações com outros operadores para reabrir cinema em Braga

Nova Arcada esclarece que encerramento das salas Cineplace decorre do processo de insolvência da exibidora, "não resultando de qualquer decisão do centro comercial".

27 de janeiro de 2026 às 18:56

A administração do Nova Arcada confirmou esta terça-feira que as seis salas de cinema Cineplace localizadas naquele centro comercial de Braga "encerraram definitivamente" a 22 de janeiro, estando em curso negociações com outros operadores.

Em resposta enviada à Lusa, a administração acrescenta que aquela decisão decorreu do processo de insolvência da empresa exploradora, no contexto da situação financeira que a Cineplace enfrenta, "não resultando de qualquer decisão do centro comercial".

"Neste momento, o Nova Arcada encontra-se em negociações com outros operadores, avaliando soluções futuras para o complexo de cinema", remata.

A exibidora cinematográfica Cineplace, que encerrou as salas de cinema que explora em Portugal, foi alvo de um processo de insolvência, de acordo com decisão judicial consultada pela agência Lusa.

Segundo o portal Citius, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte proferiu, no passado dia 16, uma sentença de declaração de insolvência da exibidora e os credores, entre os quais alguns dos centros comerciais onde a empresa operava, têm 30 dias para reclamar créditos junto da Orient Cineplace.

A Cineplace é uma marca da exibidora brasileira Grupo Orient, que opera em Portugal desde 2013, tendo explorado desde então algumas das salas que anteriormente pertenciam à exibidora Socorama, que faliu.

A exibidora, que chegou a ser a segunda maior a operar no mercado português, já tinha apresentado um Plano Especial de Revitalização (PER), homologado em 2021, que lhe permitiu recuperar capacidades de gestão.

Em 2025, a Cineplace encerrou os cinemas em Portimão e na Guia, ambos no distrito de Faro, e também no Funchal (Madeira) e no Seixal (Setúbal).

O encerramento das restantes salas foi progressivo entre dezembro passado e janeiro deste ano, tendo fechado portas as salas de cinema na Guarda, nas Caldas da Rainha (Leiria), depois na Covilhã, em Leiria, em Viana do Castelo, em Braga, e igualmente em São João da Madeira (Porto) e em Loures (Lisboa).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8