page view

O tempo de Salazar e o do PREC em minissérie na RTP

António Barreto é o autor e narrador de 'Rumo à Liberdade', exibida nos próximos dias 25 e 26.

18 de abril de 2025 às 01:30

‘Rumo à liberdade’ é o título da minissérie documental, que mergulhou nos arquivos da RTP, apresentada esta semana, no CCB, em Lisboa, pelo seu autor, o sociólogo António Barreto. Dois episódios – que o autor intitulou de ‘Andante’ e ‘Allegro’ – cada um deles sobre o período anterior e posterior ao 25 de abril ou seja, a ditadura e depois o PREC e os primeiros anos em democracia. Barreto mergulhou no riquíssimo espólio da RTP para perceber como a revolução dos militares mudou o quotidiano dos portugueses.

O resultado é um documento, que será exibido nos próximos dias 25 e 26 de abril, narrado pelo próprio investigador, que chegou a ser secretário de Estado com as pastas do Comércio e Turismo e da Agricultura e Pescas no primeiro governo Constitucional, entre 1976 e 1976.

“Há sempre a questão: ’25 de abril cumpriu-se’? Eu digo que sim, que deu o que tinha para dar: fim da censura, liberdade, fim da guerra, fim da PIDE e do regime, regresso dos presos políticos. O essencial foi até feito em pouco tempo”, disse António Barreto, na sessão em que participaram também Marcelo Rebelo de Sousa e António Ramalho Eanes, o primeiro presidente da República democraticamente eleito.

Na altura, Rebelo de Sousa lembrou os seus “tempos de miúdo” quando o seu pai era subsecretário de Estado da Educação Nacional “e ia a despacho com Salazar” e o ambiente “frio” e a média luz da sala onde estava o presidente do conselho com “manta sobre os joelhos”. O pai do atual presidente da República - que aderiu ao PPD em maio de 1974, já jornalista no Expresso - foi o médico Baltazar Rebelo de Sousa, ministro do Ultramar quando os militares depuseram Marcello Caetano.

“Acho que a resposta sobre o 25 de abril, depende donde se olha para a questão”, observou Marcelo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8