page view

O último adeus a Nicolau Breyner

Pela Basílica da Estrela passaram já, entre outros, Maria do Céu Guerra, Eunice Muñoz, Anita Guerreiro e Ramalho Eanes.

16 de março de 2016 às 16:03

O general Ramalho Eanes foi uma das personalidades que esta quarta-feira prestou uma última homenagem ao ator Nicolau Breyner, que morreu na segunda-feira aos 75 anos e cujo funeral se realiza hoje em Lisboa.

O ex-Presidente da República afirmou à agência Lusa que Nicolau Breyner "era um homem honrado, amava a vida e todos aqueles com quem trabalhava".

"Marcou de forma excelente a ação cultural portuguesa, soube fazer bem e conseguiu sempre uma interação entre a alegria, o empenho e a generosidade", disse Ramalho Eanes.

Pela Basílica da Estrela passaram já, entre outros, as atrizes Maria do Céu Guerra e Eunice Muñoz, a fadista Anita Guerreiro e o ex-futebolista Toni.

Parlamento homenageia ator com "sorriso" e "carinho"

A Assembleia da República aprovou hoje um voto de pesar unânime pela morte do ator, produtor e realizador Nicolau Breyner, 75 anos, falecido segunda-feira, com um "sorriso e com carinho", além de palmas após minuto de silêncio.

"Adorado pelos inúmeros amigos e público, quando questionado sobre como quereria ser lembrado quando morresse, respondeu que desejaria que tivessem gostado dele e o recordassem com um sorriso e com carinho. Não era preciso dizer, Nicolau!", leu-se no texto sobre o humorista, que foi candidato autárquico pelo CDS-PP em Serpa, sua terra natal.

Câmara de Lisboa lembra "grande profissional multifacetado"

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje um voto de pesar pelo falecimento do ator e realizador Nicolau Breyner, lembrando-o como um "grande profissional multifacetado, companhia de gerações de portugueses".

O voto foi subscrito por todos os vereadores e pelo presidente da Câmara, Fernando Medina, em reunião privada do executivo.

"Na sua reunião de 16 de março de 2016, a Câmara Municipal de Lisboa presta a sua homenagem a este grande profissional multifacetado, companhia de gerações de portugueses, manifestando o profundo pesar pelo seu falecimento, bem como expressando à família as mais sentidas condolências", lê-se no documento, ao qual a Lusa teve acesso.

O voto refere que a notícia da morte de Nicolau Breyner constitui a "perda irreparável" de uma "figura ímpar da cultura portuguesa, tornada presença habitual nos lares portugueses".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8