Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Orquestra leva Wagner ao Auditório Municipal

A Orquestra do Algarve (OA) vai dar um concerto no Auditório Municipal de Albufeira, dia 15 de Janeiro, pelas 21h30, sob a direcção do maestro Pedro Neves.
12 de Janeiro de 2010 às 00:30
Orquestra leva Wagner ao Auditório Municipal
Orquestra leva Wagner ao Auditório Municipal FOTO: D.R.

‘O Idílio de Siegfried’ – ou ‘Saudação Sinfónica de Aniversário’ – a peça que abre o programa, foi composta por Wagner em 1870 e tocada no dia de aniversário da sua esposa, Cosima, a 25 de Dezembro.

Com a duração de 18 minutos, ‘O Idílio de Siegfried’, uma das suas poucas composições não ligadas à música vocal, é um poema sinfónico cheio de lirismo, e que em certos momentos assume um carácter pastoral. Nasceu no espírito de Wagner, segundo mais tarde relatou Cosima no seu diário, "quando subia as escadas". E foi nas escadas da casa do casal, na Suíça, que Wagner colocou a orquestra, oferecendo-lhe depois a partitura. A peça apenas seria tornada pública anos mais tarde, devido a dificuldades financeiras de Wagner. "O tesouro secreto vai tornar-se propriedade pública", relatou então a própria Cosima. Trechos do ‘Idílio’ foram incorporados ao drama musical ‘Siegfried’, da tetralogia musical wagneriana ‘O Anel dos Nibelungos’.

A OA interpretará ainda o Concerto para clarinete e orquestra, de Jean Françaix, e, na segunda parte, a Sinfonia nº 4 em Si Bemol, op. 60, de Beethoven.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)