Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

‘Pequena notável’ lembrada em casa

Carmen Miranda nasceu há precisamente cem anos, em Várzea de Ovelha e Aliviada, Marco de Canaveses, cuja câmara municipal comemora hoje o nascimento da ‘pequena notável’ – Maria do Carmo Miranda da Cunha media apenas 1 metro e 53 – com a colocação de uma placa alusiva na casa onde nasceu. A efeméride será também lembrada com uma conferência na qual se reconstituirá a vida da cantora.
8 de Fevereiro de 2009 às 19:12
‘Pequena notável’ lembrada em casa
‘Pequena notável’ lembrada em casa FOTO: d.r.

Nesta homenagem estará presente a prima da cantora, Maria da Graça, 85 anos, ainda residente na freguesia, que, apesar de não ter conhecido Carmen Miranda, dela recebeu "várias roupas e dinheiro que mandava para cá", recordou ao CM. Maria da Graça, que se lembra bem do êxito da prima, ‘Taí – Pra Você Gostar de Mim’, vai assistir a um documentário sobre a vida da prima e diz-se "muito curiosa", até porque, diz, "nunca entrei numa sala de cinema". Na terra que a viu nascer, outro local bastante visitado (além da casa) é o Museu Municipal, que tem o seu nome e onde é possível ver vários objectos da cantora e fotos.

Carmen Miranda morreu aos 46 anos, nos EUA, depois de um estrondoso sucesso em Hollywood (Walt Disney inspirou-se na cantora para criar ‘Zé Carioca’), quando se encontrava psicologicamente vulnerável e dependente de medicamentos e álcool. Além de cantora, Carmen Miranda entrou em duas dezenas de filmes no Brasil e Hollywood, onde em 1946 era a actriz mais bem paga. Nunca regressou a Portugal, apesar de ter manifestado essa vontade, como escreveu Beatriz Costa, que com ela privou. "Falava da sua terra natal como se nunca a tivesse deixado."

BRASIL RECORDA CANTORA

Carmen Miranda tem ocupado grande espaço nos jornais, rádios e TV do Brasil. No Rio, sua cidade do coração, a partir de hoje o governo promove uma semana de eventos culturais, com projecção de filmes, audição dos seus sucessos interpretados por cantores e escola de samba Império Serrano, palestras, bem como a inauguração de uma estátua de resina, em tamanho natural.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)