Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Perigo filmado de perto (COM VÍDEO)

As favelas cariocas são como colmeias. Conglomerados de casas – ou barracas, melhor dizendo –, onde as pessoas se amontoam e vivem como podem: sem condições e ao lado do tráfico de droga e de tiroteios com a polícia. Assim é também no Complexo do Alemão, onde Mário e Pedro Patrocínio, dois irmãos portugueses, viveram durante algum tempo. Para poderem contar a história das gentes de lá.
12 de Janeiro de 2011 às 00:30
Mário Patrocínio passou longos períodos na favela para fazer este filme
Mário Patrocínio passou longos períodos na favela para fazer este filme FOTO: direitos reservados

‘Complexo: Universo Paralelo,' em estreia amanhã, é o resultado dessa experiência, tão única quanto arriscada. Afinal, foi ali que o jornalista Tim Lopes foi assassinado em 2002; foi ali que, ainda em Novembro, a polícia ‘varreu' o tráfico de droga que dominava a favela.

"Quando dizia aos meus amigos brasileiros que queria fazer um documentário no Complexo do Alemão, diziam que eu estava maluco. Afinal, nem os da cidade ali entram!", contou ao CM o realizador Mário Patrocínio, na estreia do filme no último DocLisboa.

Mas, aos poucos e com a ajuda de uma ‘estrela local', o rapper McPlayboy, os irmãos foram conquistando a amizade dos moradores. E até dos traficantes, que mandavam naquela que era, até há pouco tempo, a favela mais perigosa do Rio de Janeiro. "Dormimos e passámos longos períodos lá. Era a única forma de ganhar a confiança das pessoas", reforçou o cineasta.

Por onde tem passado, o documentário soma aplausos do público e da crítica. No Artivist Film Festival, em Hollywood, venceu o mais importante prémio de Direitos Humanos - o de Melhor Filme. De facto, ‘Complexo: Universo Paralelo' emociona. Como emocionou os próprios protagonistas, que já viram o filme na favela, onde os irmãos voltaram para o mostrar. E provar a todos como foram fiéis à realidade.

CINEMA FAVELA BRASIL MÁRIO PATROCÍNIO PEDRO PATROCÍNIO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)