Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Piadas malandras ganham ao sexo

Espetáculo que entusiasmou público da Broadway chega a Lisboa.
Ana Maria Ribeiro 9 de Maio de 2015 às 00:30
Pedro Pernas e Sissi Martins numa cena mais explícita
Pedro Pernas e Sissi Martins numa cena mais explícita FOTO: D.R.

À entrada da sala de espetáculos são distribuídos ao público chupa-chupas e folhetos que valem descontos numa sex shop (loja de artigos sexuais). Depois, a ação arranca e não tarda muito as piadas malandrecas, temperadas com uma asneira aqui e ali, suscitam aos espectadores as primeiras gargalhadas. Que se vão mantendo, regulares, do princípio ao fim da peça ‘50 Sombras – Comédia Musical’.

O espetáculo, encenado por António Pires, é uma paródia ao ultrafamoso livro erótico de E.L. James [‘As Cinquenta Sombras de Grey’] e leva ao palco, em tom irónico e não isento de crítica, a história de amor entre Ana e Christian Grey. O encenador diz que não tinha noção do fenómeno quando foi convidado pela promotora de espetáculos UAU para dirigir a peça em cena no Teatro Tivoli, em Lisboa.

"Procurei sublinhar o lado mais irónico do texto original – como o facto de Christian ser estupidamente rico ou a forma, doentia, como quer controlar a Ana. Como se vivesse no Afeganistão..." As reações, acrescenta, têm sido "as melhores", com as pessoas que leram o livro a rirem de umas partes e as que não o leram a rirem de outras.

Difícil foi escolher o elenco no meio de "tanta gente talentosa que há em Portugal". "Fiz três castings diferentes, entrevistei várias dezenas de pessoas, para escolher as melhores", conta ao CM. No palco, Sissi Martins é Ana e Pedro Pernas é Christian. Marta Andrino e Filipe Rico também integram o elenco. Bilhetes de 17,50 a 25 euros.
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)