page view

Protesto contra Israel: artistas do Festival da Canção recusam participar na Eurovisão em 2026

Músicos lamentam que a RTP tenha alinhado no dia 4 de dezembro a favor da participação de Israel.

11 de dezembro de 2025 às 12:05

Dezassete músicos e intérpretes do Festival da Canção anunciaram, em comunicado, que recusam participar na Eurovisão em 2026, caso ganhem o Festival da Canção da RTP, em protesto contra a participação de Israel. 

Recorde-se que a União Europeia de Radiodifusão (UER) aprovou a participação de Israel no concurso no dia 4 de dezembro. Os músicos lamentam que a RTP tenha alinhado a favor.

"Apesar da proibição de participação da Rússia na edição de 2022 na Eurovisão, por motivos políticos (a invasão da Ucrânia), foi com espanto que constatámos que não foi dado o mesmo destino a Israel [...] Foi com igual perplexidade que observámos os resultados da votação na Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER): 738 votos, em 1122, a favor das novas regras de votação, ou seja, uma maioria satisfeita com as alterações e nenhum inquérito democrático sobre a participação de Israel na Eurovisão. Nesta maioria, esteve também a RTP, facto que nós, enquanto cidadãos e cidadãs, além do nosso papel como artistas, lamentamos", refere o comunicado.

Os artistas declaram assim que, caso sejam representantes da canção vencedora do Festival da Canção em março de 2026, recusam participar na Eurovisão. "O país e o mundo vivem momentos em que o silêncio nos torna cúmplices de uma tragédia. Com palavras e com canções, agimos dentro da possibilidade que nos é dada. Não compactuamos com a violação dos Direitos Humanos. E resistimos com a cultura, com a cultura portuguesa. Viva a música. É por ela que aqui estamos", acrescenta. 

Cristina Branco, Djodje, Evaya, Bateu Matou, Jacaréu, Marquise, são alguns dos artistas que assinam o comunicado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8