Rája Yoga é muitas vezes referido como sedo o “Yoga resplandecente dos reis do espírito”. Foi cunhado tardiamente e só entrou em voga no século XVI d.C. Define-se a si mesmo como o Yoga próprio dos verdadeiros heróis do controlo da mente.
Rája Yoga é o sistema codificado por Pátañjali e é um tipo de Yoga que se utiliza no domínio interno das actividades mentais. É, portanto, voltado para pessoas que tenham uma maior apetência para a meditação.
Consiste em oito passos, ou etapas:
– Tamas – harmonizam o homem com a sociedade, consistindo em conselhos práticos de como o praticante deve agir na e perante a sociedade;
– Niyamas – harmonizam internamente o homem com ele mesmo, através de preceitos práticos.
– Ásanas – exercícios psicofísicos
– Pránáyáma – exercícios respiratórios
– Pratyáhára – abstracção e interiozação dos sentidos
– Dháraná – concentração da mente
– Dhyána – meditação
– Samádhi – estados em que se ultrapassa a ignorância e se alcançam níveis de consciência superiores e a nossa verdadeira natureza.
Há outras explicações para o nome Rája Yoga. Pode referir-se ao facto do Yoga Pátañjali ter sido praticado por reis, principalmente pelo rei Bhoja, que até chegou a escrever um famoso comentário ao Yoga Sútra – um dos seis darshanas (ponto de vista) da cultura hindu.
Numa explicação mais esotérica, pode encontrar-se na palavra rája uma referência oculta ao Si Mesmo transcendente, ao que é o rei soberano supremo do corpo e mente. Ou é possível que o termo rája se refira a Senhor – íshwara – ou Deus, visto em Pátañjali, por ser um homem especial de entre um número incontável de seres transcendentais.
Há ainda uma outra explicação, retirada de Yoga-Shikka-Upanishad, talvez escrito no século XV d.C e que nos dá uma explicação tântrica: “No meio do períneo, o grande lugar, reside rajas bem oculta, o princípio da Deusa, que se assemelha, na cor vermelha a flores. O Rája Yoga recebe este nome devido à união entre e o sémen (retas).”
O Rája Yoga afirmou-se como uma das escolas mais influentes da tradição yogi. Em Portugal, pode encontrar junto do centro Brahma Kumaris (www.brahma-kumaris.net). Ou em qualquer sítio que ensine Ashtánga Yoga, mais fácil de encontrar e mais divulgado, se bem que muitas vezes o Asthánga salta os dois primeiros passos por serem de extrema dificuldade.
Constitui o caminho mais directo para a meditação e a contemplação. De acordo com Swámi Vivêkánanda, “Rája Yoga é a ciência da religião, o fundamento lógico de toda a adoração, de toda a oração, de todas as formas, cerimónias e milagres. A meta é ensinar como concentrar a mente, depois como descobrir os recantos mais secretos da mente, depois como fazer uma generalização do que aí foi encontrado e chegar a conclusões, a partir disso, às nossa próprias conclusões”.
– Centro de Yoga Sivananda: Curso de Meditação a começar dia 19 de Setembro – Av. E.U.A., 109 – 3ºfrente, Lisboa, 21 797 14 31
Demonstração de Coreografias
– Clean Party: dia 23 de Setembro, 22h00, Amo.te Tejo, Abertura Oficial do EuroYôga 2006 www.eurosyoga.eu
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.