Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

RAPública nasce com Sam the Kid

A nação rap tuga desce à capital do turismo na próxima sexta-feira. Sam the Kid, talvez o mais importante artista do hip hop nacional da actualidade, vai encerrar em palco um dia intenso de actividades musicais e desportivas dedicadas à implantação da RAPública.
2 de Outubro de 2007 às 00:00
Artista lisboeta apadrinha evento e poderá mesmo levar alguma surpresa na bagagem
Artista lisboeta apadrinha evento e poderá mesmo levar alguma surpresa na bagagem FOTO: Bernardo Coelho
As actividades integradas que compõem este grande festival de hip hop começam às 14h00, no Mercado Municipal de Albufeira. Haverá performances de break dance, djing (DJ) e graffiti. Todos estão convidados a comparecer devidamente equipados com skate, patins ou bicicletas BMX para participar nos circuitos montados na área. Haverá também inscrições no local para street basket.
A tarde encerra com batalhas de MC’s, também com inscrições abertas no local. O lugar da música nesta RAPública começa por ser ocupado por uma sucessão de cinco artistas. O arquitecto Gijoe (DGPG), maestro da Mixtape Música da Palavra em 2005, abre as hostilidades. Segue-se o quarteto Evolusom, da editora amarcenense Kimahera, e o trio APC, que participou no tema ‘Fábrica dos Desejos’ incluído na banda sonora Twism (2006). Estão ainda agendados para o festival os CS14 Produções, veteranos com sete anos de estrada numa rota que teve início com os Mitos Urbanos, e ainda o jovem Praso, que leva na bagagem o seu álbum de estreia ‘Praso-Focus’.
O festival encerra com um concerto por Sam the Kid no parque de estacionamento frente à Câmara Municipal de Albufeira, a partir das 22h00. Samuel Martins Torres Santiago Mira, natural de Marvila (Lisboa), dispensa apresentações. Foi um dos grandes impulsionadores do hip hop nacional em 2001, o ano berço do rap tuga. Saltou para a fama com um instrumental sobre a história de amor dos seus pais (Beats Vol1: Amor) e mantém-se na ribalta. Editou em Dezembro do ano passado ‘Pratica(mente)’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)