Ribeiro Telles alarga dinastia centenária

Manuel Maria, 20 anos, é o mais jovem membro do clã Ribeiro Telles a tomar Alternativa. Aconteceu ontem no Campo Pequeno, em Lisboa, das mãos do avô, mestre David Ribeiro Telles, e sob o testemunho cúmplice dos tios e do primo (ver caixas).
08.09.06
  • partilhe
  • 0
  • +
E porque a dinastia Ribeiro Telles é uma referência que não se esgota nos aficcionados, à margem do acontecimento tauromáquico, recuperámos a história da família e, com ela, tradições de sempre e de toda a gente.
Antes da história da família, porém, apresentem-se os membros. São eles: mestre David, o patriarca (78 anos) e, dos seus 12 filhos, os dois que lhe seguiram as pisadas, a saber, João (47 anos) e António (42 anos), a estrela do momento, Manuel Maria (20 anos), ilustres representantes de 37 netos! E nova ‘estrela’ desponta já no horizonte: João Júnior, de apenas 17 anos.
A casa de família foi sempre a da Herdade da Torrinha, em Coruche, onde o clã tem vindo a construir um património de inestimável valor relativamente à tradição equestre e tauromáquica.
A título de curiosidade, adiante-se que, na qualidade de forcado, mestre David chegou a integrar o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, ontem presente no Campo Pequeno, à semelhança do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.
TRADIÇÃO
A história do clã Ribeiro Telles remonta ao terceiro quartel do século XIX com um cavaleiro tauromáquico e ganadero de nome David Godinho, avô de mestre David Ribeiro Telles. Ao filho deste, o ganadeiro Manuel Ribeiro Telles, sucedeu o actual patriarca, mestre David, há muito apontado como “um dos mais importantes cavaleiros tauromáquicos do século XX”.
Com efeito, mestre David é igualmente reconhecido como ganadeiro e forcado amador e ainda cavaleiro tauromáquico.
A actual ganadaria da família começou em 1948, ano em que substituiu o efectivo de casta portuguesa da ganadaria anterior por reses de Pinto Barreiros, Fontainhas e Dr. Silva. E nascia assim a ganadaria David Ribeiro Telles e Irmão.
Em 1964, já a lidar em nome individual, mestre David ingressou na União Espanhola de Criadores de Toiros de Lide ao adquirir o ferro e parte do efectivo da partilha dos herdeiros da família Infante da Câmara.
Sob o ferro primitivo prossegue com a linha Barreiros-Silva, compra vacas Pinto Barreiros e introduz sementais João Moura. A partir de 1994 soma a este património reses de Santiago Domecq (Jandilla), sendo o encaste actual Parladé (Domecq).
Quando há 48 anos, por ocasião da sua própria Alternativa, o patriarca vestiu casaca de veludo azul caseada a fio de prata, estava longe de saber que havia criado tradição e superstição comum às alternativas dos Ribeiro Telles... Imagine-se ontem a emoção deste mestre de três gerações de cavaleiros!
PERFIL
Manuel Maria Ribeiro Telles Bastos nasceu em Lisboa no dia 15 de Março de 1986. Filho de uma filha do Mestre, apresentou-se ao público na Praça de Coruche em 1992. Seria a primeira de muitas actuações, onde, ainda amador de título mas já com talento de profissional, alimentava expectativas nas plateias por onde passava. Fez prova de praticante de cavaleiro em Setembro de 2002, no Cabeção, categoria com a qual se tem vindo a apresentar e a somar créditos. A Alternativa leva a data de ontem, mas, paralelamente à tauromaquia, estuda Veterinária.
CINCO MAGNÍFICOS
DAVID RIBEIRO TELLES
Nasceu no dia 11 de Novembro de 1927 numa família de ganadeiros. Viúvo de Maria Isabel, juntos tiveram 12 filhos e 37 netos. Em 1945 estreou-se na Praça de Coruche e, em 1958, recebeu de Alberto Luís Lopes a Alternativa. Em 1991 recebeu do Estado a Medalha de Mérito Cultural.
JOÃO RIBEIRO TELLES
Natural das Caldas da Rainha, nasceu a 12 de Julho de 1959. Muito jovem, acumulava já títulos de campeão amador, tanto em praças nacionais como estrangeiras. Estreou-se em 1965 em Santarém e tirou prova de praticante em 1976, em Almeirim. Recebeu de seu pai, em 1980, a Alternativa.
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
Vila Franca de Xira viu-o nascer a 14 de Maio de 1963. Na herdade, como o irmão, não resiste ao gado bravo e, com apenas nove anos, debuta na Praça de Salvaterra de Magos. Em Setembro de 1979 torna-se cavaleiro praticante na Praça de Vila Viçosa e, em 1983, recebe do pai a Alternativa.
MANUEL RIBEIRO TELLES
Natural de Coruche, aí nasceu no dia 22 de Março de 1966 e prestou provas de cavaleiro praticante na Praça de Sousel no ano de 1988. Participou com sucesso em inúmeras exibições, já com o título de praticante. Contudo, o ano de 1990 ditou a mudança e abraçou a gestão da herdade da família: a Torrinha.
JOÃO RIBEIRO TELLES
Benjamim da dinastia Ribeiro Telles, filho de João e neto do Mestre, nasceu em Lisboa no dia 23 de Junho de 1989. A carreira nas arenas está-lhe no sangue e dela deu conta muito cedo... Em Outubro de 2005, prestou provas de praticante na Praça de Vila Franca de Xira e não há-de tardar muito a receber do avô... a Alternativa.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!