A preparação do regresso, esta noite, ao Coliseu do Porto, fez Rui Veloso trabalhar intensamente nas últimas cinco semanas. E até em cima da hora. Ensaiou ainda ontem à tarde nos estúdios da sua casa em Vale de Lobos, perto de Sintra, e só de noite viajou para a cidade Invicta, apostado num grande espectáculo ou não houvesse o estímulo antecipado de duas grandes salas esgotadas.
O músico, reticente a inovações e surpresas, que às vezes podem correr mal, guardou, porém, segredo absoluto à volta do alinhamento que deverá incluir 25 temas num espectáculo com cerca de duas horas e um quarto de duração, fora o intervalo que haverá nos concertos do Coliseu do Porto para um um ligeiro ajuste no cenário. Interpelado sobre os temas que apresentará em palco nesta série de ‘Os Vês pelos Bês’, Rui Veloso recusou dar detalhes do programa porque estragaria o efeito de surpresa junto do público.
Seguro é que numa evocação, sublinhada como festa dos seus 25 anos de carreira, não faltarão os temas que mais se associam ao seu êxito e aludem à cidade do Porto e arredores. Por exemplo , no ensaio a que o CM assistiu, trabalhou-se bem ‘O Trolha da Areosa’ do álbum ‘Mingos e os Samurais’, de 1990, mas as viagens devem ir mais longe ou não continuasse a estar em palco o baixista Zé Nabo, companheiro desde a Banda Sonora inicial que se impôs com ‘Chico Fininho’ e ‘Rapariguinha do Shopping’.
O que muda de certeza em relação aos concertos dos últimos anos é que Rui Veloso abandona a guitarra acústica para atacar com guitarra eléctrica. Com promessa feita pelo próprio de tocar em vários estilos, começando talvez com um tema de blues, se não mudar de ideias, como aconteceu ao longo dos ensaios, sempre a meter e tirar músicas do alinhamento.
PROGRAMA PARA RTP
Os concertos, tanto no Porto, como em Lisboa, serão gravados sob a direcção do realizador Nuno Campilho e de Ivan Dias, com hipóteses de se produzir um novo DVD. O projecto não está, porém, confirmado. Certo é que a RTP fará um programa a partir de gravações do concerto da próxima quinta-feira, dia 10, no Pavilhão Atlântico em Lisboa.
Houve, de qualquer modo, cuidado especial na preparação do cenário, uma espécie de caixa negra com espelhos que poderão ser postos em diversas posições. No Porto estarão mais no fundo do palco e em Lisboa mais de lado, devido à existência de público em zonas laterais. porventura sem completa visão do fundo do palco.
Os últimos pormenores só serão acertados esta tarde na contagem decrescente para o concerto, no palco do Coliseu do Porto. Para Rui Veloso, é uma grande aposta este regresso à cidade que o viu crescer e onde chegou bebé de três meses. Com o seu quê de gratidão, ele teria gostado que as gravações para o programa no canal de TV do Estado se fizessem no Porto, o que se revelou impossível, devido a problemas logísticos de carro de exteriores.
Quanto ao que se ouvirá nestes concertos, e apesar do segredo sobre o alinhamento, ‘Transparente’ e ‘Inesperadamente’ serão os contributos das convidadas Mariza e Luz Casal, enquanto os temas mais ventilados para Rui Veloso são ‘Não Há Estrelas no Céu’, ‘Porto Côvo’, ‘Cavaleiro Andante’, ‘Porto Sentido’, ‘Jura’, ‘Todo o Tempo do Mundo’, ‘Fado do Ladrão Enamorado’, ‘Bairro do Oriente’ e ‘Paixão’.
Rui Manuel Gaudêncio Veloso nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1957, mas viveu desde bebé no Porto, onde se iniciou na harmónica aos seis anos e começou a tocar guitarra aos 15. Apaixonado de blues, formou o seu primeiro grupo, a Magara Blues, com Mano Zé e Manfred Minneman, mas foi a amizade com Carlos Tê que produziu ‘Chico Fininho’ e um novo ‘Ar de Rock’ na música portuguesa que dura há mais de 25 anos e já soma doze álbuns. Sempre com um bom som.
Azeitonas no Porto e Jorge Vadio em Lisboa são as diferenças nos grupos de convidados para concertos de hoje e amanhã no Norte e dia 10 no Pavilhão Atlântico. Mariza, a espanhola Luz Casal e os outros quatro dos Rio Grande, João Gil, Jorge Palma, Tim e Vitorino estarão nos três concertos para recordar colaborações artísticas. Para Mariza, Rui fez a música de ‘Transparente’ que está no alinhamento dos concertos. Há ainda os nove músicos com quem trabalha: o guitarrista Zé Nabo, que vem desde a Banda Sonora, André Rocha (percussão), Carlos Miguel (bateria), Dora Fidalgo e Paulo Ramos (coro), Alexandre Dinis (teclas), Miguel Mascarenhas (guitarra) e Bruno Duro (teclas e guitarra).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.