Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Selos e moeda assinalam 75 anos do navio 'Sagres'

Os Correios de Portugal e a Imprensa Nacional Casa da Moeda vão assinalar os 75 anos dos navios 'Sagres' e 'Creoula' com o lançamento de selos, medalhas e moeda comemorativos.
22 de Julho de 2012 às 01:00
Selo comemorativo da entrada da 'Sagres' ao serviço da Marinha Portuguesa
Selo comemorativo da entrada da 'Sagres' ao serviço da Marinha Portuguesa FOTO: D.R.

A Casa da Moeda foi recentemente autorizada a cunhar uma moeda comemorativa, extra plano numismático, com o valor facial de 2,50 euros, do duplo aniversário dos 75 anos da construção do navio 'Sagres' e o 50º aniversário da sua entrada ao serviço da Marinha Portuguesa.

A nova moeda, ainda sem data de lançamento, terá um limite de edição de 262.500 exemplares.

Os Correios de Portugal associaram-se à efeméride tendo previsto o lançamento da emissão de dois selos e dois blocos a 3 de Agosto próximo. Os novos selos com os valores de 0,32 e 0,80 euros reproduzem respectivamente o navio de treino de mar ‘NTM Creoula' e o navio da República Portuguesa ‘NRP Sagres'.

Os dois excelentes blocos incluem um selo cada com o valor facial de 1,75 euros. O bloco relativo ao 'Creoula', lugre de quatro mastros, assinala o aniversário da sua construção em 1937 nos Estaleiros da CUF e os 25 anos ao serviço da Marinha Portuguesa como Navio de Treino de Mar.

Por sua vez, o bloco dedicado ao navio-escola 'Sagres', apresenta diversos aspectos da embarcação sendo o maior símbolo da Marinha Portuguesa.

A emissão completa-se com um envelope comemorativo e marca de primeiro dia da emissão. A 4 de Agosto os CTT vão editar um carimbo comemorativo da 'Sagres', que vai estar á disposição dos coleccionadores na Estação de Correios de Matosinhos.

A Casa da Moeda lançou na passada sexta-feira, no evento Grandes Veleiros – Lisboa 2012 que hoje termina em Santa Apolónia, em Lisboa, duas medalhas comemorativas dos aniversários do navios Creoula e Sagres.             

Correios CTT Casa da Moeda Lisboa Sagres Creoula Marinha Portuguesa
Ver comentários