page view

Sintra abre portas a museu das artes

Novo espaço museológico da vila expõe a partir deste domingo 141 obras do vasto espólio da autarquia. Bordalo Pinheiro e Júlio Pomar marcam presença.

17 de maio de 2014 às 15:49

A vila de Sintra tem um novo motivo de interesse cultural. É inaugurado hoje, no renovado edifício do antigo Casino, o Museu das Artes de Sintra (MUSA), que expõe 141 obras, entre pinturas e esculturas, das mais de 3600 do espólio da autarquia.

"Era uma ideia minha de há muito tempo, porque não se percebia como é que a Câmara tinha tantas obras e não possuía um acervo disponível para os visitantes", explica ao CM Basílio Horta. O edil de Sintra realça que este é "um primeiro passo" numa nova política cultural para a vila, que quer fazer do MUSA um "espaço de convívio e atração turística".

Entre os artistas de renome cujas obras estarão expostas nos 2500 metros quadrados do espaço contam-se Columbano Bordalo Pinheiro, Alfredo Keil, Dorita Castel-Branco, Emílio de Paula Campos, Colebrooke Stockdale, A.E. Hoffmann, Mily Possoz, Vitor Pi e Júlio Pomar, entre outros. Apesar de não haver um valor estimado para as obras em exposição, o curador do MUSA, Jorge Batista - que organizou o espaço em sete semanas -, fala em "vários milhões de euros". O espaço museológico terá uma zona para fotografia, uma livraria e uma galeria onde serão feitas exposições de artistas nacionais e estrangeiros. O MUSA situa-se no renovado Bairro da Estefânia que pretende ser "um bairro de artistas", um polo "dinamizador da atividade e da economia criativas". O museu está aberto ao público a partir de amanhã. As entradas, para maiores de 18 anos, têm o "custo simbólico" de um euro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8