page view

CCB mostra a peça mais sangrenta de Shakespeare

Espetáculo da companhia Estrutura estará em Lisboa até dia 23 de janeiro.

18 de janeiro de 2026 às 01:30

Violações, mutilações, decapitações, canibalismo. São alguns dos temas da peça ‘Titus Andronicus’, de William Shakespeare (e, diz-se, de George Peele), que a companhia de teatro Estrutura adaptou e está a apresentar no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, até dia 23. Oespetáculo, intitulado, apenas, ‘Titus’, dilui a barreira entre tragédia e comédia, mas segundo José Nunes (que assina a encenação juntamente com Cátia Pinheiro), “não deixa de pretender criar um conflito moral no espectador: rir do horror é possível, mas nem todos o sentem como legítimo”. “Há muito tempo que queríamos levar este texto, que nos fascina, à cena”, admite o criador.

“Por ser imperfeito, por ser sanguinário, por ter sido ostracizado durante tanto tempo... Mas nunca, como agora, ele nos pareceu tão pertinente. Em tempo de guerras e conflitos, como aquele em que vivemos, passa a fazer mais sentido do que nunca.”

Para adaptar o texto, José Nunes e Cátia Pinheiro aliram-se ao humorista Hugo van der Ding. Na encenação, optaram por “uma estética sanguinária à moda de Quentin Tarantino”. Em palco, brincam à violência os atores Cátia Pinheiro, João Nunes Monteiro, João Oliveira, Maria Inês Peixoto, Pedro Frias, Roldy Harrys, Rui Maria Pêgo, Tiago Jácome, Tita Maravilha e Vicente Gil.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8