page view

Tolkien de baixo custo (COM TRAILER)

Não tem as paisagens bucólicas da Nova Zelândia, efeitos especiais de ponta, nem estrelas de primeira linha como Viggo Mortensen, Liv Tyler ou Elijah Wood. Apesar disso, a longa-metragem inspirada na escrita de J.R.R. Tolkien, que uma britânica de 31 anos dirigiu com poucos meios, tornou-se sucesso na internet, com mais de meio milhão de visualizações até agora.

22 de fevereiro de 2010 às 00:30

À semelhança da trilogia ‘O Senhor dos Anéis’, criada por Peter Jackson, o filme ‘Born of Hope’ (traduzível por ‘Nascido da Esperança’) tem guerreiros de espada, arcos e flechas em punho, criaturas grotescas devidamente maquilhadas e longas sequências de acção passadas em bosques do interior da Inglaterra.

Apesar de estar apenas disponível on-line, o filme da britânica Kate Madison, estudante de Cambridge, chamou as atenções também pelo orçamento: 29 mil euros no seu todo, dos quais nove mil são todas as poupanças que Madison conseguiu acumular para apostar no seu sonho cinéfilo. Os restantes 20 mil euros foram conseguidos através de um pedido de doação colocado no You Tube.

Os meios de ‘Born of Hope’ podem ser modestos, mas a realizadora e produtora desta longa-metragem de mais de hora e meia conseguiu reunir um elenco de cerca de 400 pessoas. Rodada em 2008, a obra parte de duas fotografias de Tolkien, incluídas nos livros da saga ‘O Senhor dos Anéis’, que davam conta das aventuras de Arathorn e Gilraen, pais de Aragorn, personagem que na trilogia de Jackson é interpretado por Viggo Mortensen.

"As cenas de batalha e a incrível selecção de personagens inspiraram-me", reagiu Kate Madison sobre o seu épico de produção amadora, mas de impacto já global.

DETALHES

SAGA MULTIMILIONÁRIA

Os três filmes de ‘O Senhor dos Anéis’ custaram cerca de 220 milhões de euros, mas renderam muito mais: mais de 2,2 mil milhões em todo o Mundo. ‘O Regresso do Rei’, o terceiro capítulo, ganhou ainda 11 Óscares, incluindo Melhor Filme.

‘HOBBIT’ A CAMINHO

O realizador Peter Jackson vai produzir o filme ‘Hobbit’ que deverá ser partido em dois. O primeiro deles chega em 2012, com Guillermo Del Toro na realização.

ÊXITO ‘MADE IN’ INTERNET

Antes de ‘Born of Hope’, a versão de ‘The Hunt of Gollum’, que um grupo de fãs rodou por 3700 euros, também fez furor na internet no ano passado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8