Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Tom Cruise e Cameron Diaz vivem amor explosivo

Uma comédia onde nada é o que parece, repleta de cenas de acção ao estilo de ‘Missão Impossível’ e com momentos bem divertidos
15 de Julho de 2010 às 12:32
Tom Cruise e Cameron Diaz reencontram-se depois de 'Vanilla Sky'
Tom Cruise e Cameron Diaz reencontram-se depois de 'Vanilla Sky' FOTO: D.R.

À primeira vista, parece ‘só’ mais uma comédia romântica, cheia de acção e explosões e ainda espaço para um desfile de piadas disparatadas.

Mas, para além do prestígio do par protagonista – Cameron Diaz e Tom Cruise –, ‘Dia e Noite’ consegue ser uma boa paródia, cheia de ironias, onde se goza até com a generalidade das comédias. Complicado? Mais o é a trama do novo filme de James Mangold.

Cruise é Roy (será que é mesmo?), um agente da CIA em missão (im)possível: ele tem de proteger um jovem génio da ciência que fabricou uma bateria que contém uma energia perpétua, como a do sol, e defender aquele pequeno objecto de cair nas mãos erradas.

Pelo caminho vai esbarrar (literalmente) em June (Diaz), uma rapariga solitária que, inadvertidamente, acaba por se ver envolvida numa aventura de alta voltagem sem perceber que, afinal, fala a verdade no meio de tanta trapalhada.

Bem orquestrada - apesar de não ser uma obra-prima cinematográfica -, a trama prima sobretudo pela ironia e pelas ‘farpas’ em diálogos bem engendrados, em pleno gozo do género que retrata: a comédia romântica.

 Tom Cruise protagoniza cenas bem ao estilo de ‘Missão Impossível’ que levarão as (e os) fãs ao delírio. E é caricato rever o par de ‘Vanilla Sky’ (1994), num filme (também) muito louco e selvagem em que se sucedem piadas bem divertidas.

Num filme onde “há os maus, e os...piores”, as cenas de acção deslizam a alta velocidade a um ritmo tão vertiginoso que, mais para o final, já nem estranhamos ver Cruise e Cameron, em cima de uma mota, a liderar uma largada de touros típica das Festas de San Fermin, de Pamplona...mas aqui, em Sevilha.

A todas as peripécias, o amor, claro está, escapa ileso. E a bateria da discórdia, afinal, era só um (bom) pretexto para unir este casalinho inesperado...

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)