page view

Trabalhadores do circo desesperam por apoio do Estado

Sem espetáculos, artistas pedem apoio equivalente ao salário mínimo nacional.

04 de junho de 2020 às 08:15

Dez artistas circenses juntaram-se, esta quarta-feira à tarde, em frente à Assembleia da República, em Lisboa, para sensibilizar os deputados e o Governo para a precariedade que enfrentam.

A iniciativa foi promovida pelo movimento Juntos Pela Arte. "De momento não temos nenhum apoio do Estado.

O circo tradicional não existe em Portugal, ficou para trás", lamentou Dirce Noronha Roque, porta-voz.

O valor disponibilizado pelo Governo para apoiar o setor da Cultura deixou de fora o circo tradicional e agora estes artistas desesperam por um apoio, que, dizem, deve ser equivalente ao salário mínimo nacional (635 euros). "É impossível viver-se sem rendimentos", explicou ao CM Noronha Roque.

Cinco deputados do BE juntaram-se aos manifestantes, solidários com a sua luta. "Propusemos um subsídio extraordinário para trabalhadores informais. É essencial que não tenhamos pessoas sem rendimentos", alertou a deputada Isabel Pires.

A situação é ainda mais problemática tendo em conta que os municípios não estão a emitir licenças para a instalação de circos até ao fim de setembro.

Isto apesar das atividades circenses estarem autorizadas a retomar, no cumprimento das regras, desde 1 de junho.

Pormenores

Retoma das touradas

Esta semana tem sido também marcada pelos protestos da tauromaquia, que reclama por ter sido posta de parte pelo Governo no plano de desconfinamento e pede para retomar atividade o mais rápido possível.

Reunião com Marcelo

O coletivo UNIDX – Unidos pelo presente e futuro da cultura em Portugal, que agrega 14 estruturas representativas e grupos formais e informais do setor da cultura e das artes, reuniu-se esta quarta-feira com Marcelo Rebelo de Sousa.

Na 3ª feira, o presidente lembrou que a cultura "faz falta na vida das sociedades".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8