Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Tudo sobre Van Gogh em apenas uma hora

Lembram-se do famoso Dr. Spock da série ‘O Caminho das Estrelas’? Pois foi ele, ou melhor, o actor que o encarnava, Leonard Nimoy, que escreveu ‘Vincent’, a peça que António Feio encenou e Virgílio Castelo vai interpretar, a partir de amanhã, no Teatro Villaret, em Lisboa.
3 de Maio de 2005 às 00:00
Trata-se de um projecto que foi apresentado em circuito restrito em 1990, mas que a produtora UAU achou por bem apresentar agora ao grande público. Ao longo de uma hora e dez minutos, o espectador terá oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a vida e obra de um dos maiores génios da pintura do século XX. Felizmente, a um nível que ultrapassa o que é vulgarmente conhecido sobre o pintor.
Que Vincent Van Gogh cortou uma orelha, tinha ataques de epilepsia, viveu com uma prostituta e foi sustentado pelo irmão até ao fim da vida já toda a gente sabia. O que nem toda a gente saberá é que queria ser padre porque amava os pobres e que foi só depois de ter sido afastado do sacerdócio (“não era o protótipo do servo de Deus”), aos 27 anos, é que fez da arte o seu modo de vida.
Durante uma década trabalhou incansavelmente, passou várias temporadas no hospício e, em Julho de 1890, com apenas 37 anos, suicidou-se.
COMOVENTE
No palco do Villaret, Virgílio Castelo veste a pele de Theo Van Gogh, que, uma semana depois do funeral do irmão, resolve reunir os amigos para lhes falar do seu ente querido.
Num belo exercício de interpretação, o actor interrompe de quando em vez o registo confessional e comovente para assumir a personalidade do próprio Vincent, e é nessas cenas que nos pinta o retrato de um homem que tinha tanto de desiquilibrado como de genial.
A projecção de slides com desenhos e pinturas de Van Gogh – ilustrando as várias fases da sua obra – completa esta lição, para ver no Villaret de quarta a sábado, sempre às 21h00.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)