page view

Vieira da Silva e Pomar em leilão

Depois das 85 obras de Miró, que vão a leiloar pela Christie's a 4 e a 5 de fevereiro, em Londres, o Estado deverá vender acervo de mais 30 quadros.

18 de janeiro de 2014 às 15:21

Obras de Vieira da Silva e de Júlio Pomar fazem parte das 30 peças, ‘herdadas' pelo Estado do BPN, que estão a ser inventariadas para leilão, apurou o CM junto de fonte próxima do processo. Os quadros em questão deverão representar um encaixe de, aproximadamente, 5 milhões de euros.

Francisco Nogueira Leite, presidente da Parvalorem, sociedade criada para recuperar créditos do BPN, não confirma ao CM valores, nem avança com nomes, porque "os trabalhos de inventário não decorrem há muito tempo". Mas garantiu, por questões de transparência, "promover a venda por leilão".

Contudo, ainda não revela qual a empresa que levará as obras à praça. "Como o procedimento de consulta e concurso só poderá ser iniciado após o termo do inventário, não é, obviamente, possível perspetivar qual a leiloeira que será escolhida", diz.

Já as 85 obras de Miró, no valor de 35 milhões de euros [cuja proposta de suspensão de alienação foi chumbada ontem pela maioria parlamentar], têm interessados garantidos. "Houve um interesse global de compradores, potenciado pelos meios de comunicação, desde que a venda foi anunciada no final de dezembro", revela ao CM Olivier Camu, vice-presidente do departamento Impressionista e de Arte Moderna da Christie's. Camu refere ainda que a leiloeira britânica "espera fazer mais de 30 milhões de libras [mais de 36 milhões de euros] com a coleção". Das obras que vão a leilão ‘Mulheres e pássaros' (avaliada entre 4,8 e 8,4 milhões de euros) e ‘Pintura' (3 a 4,2 milhões)são os quadros de maior valor do pintor catalão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8