Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

XABREGAS ANIMA-SE COM CORES DE FESTA

O Teatro Ibérico renasce das cinzas. O belíssimo espaço de Xabregas - que durante anos funcionou como companhia de teatro profissional (enquanto beneficiou do subsídio do Ministério da Cultura), sob a direcção de José Blanco Gil - voltou a produzir espectáculos regularmente.
19 de Junho de 2002 às 15:02
Catarina é protagonista
Catarina é protagonista
Esta noite recebe a estreia mundial de "Se eu for Azul", um original de Florbela Oliveira, que nos últimos dois anos tem escrito afincadamente para o palco e que aqui pretende falar-nos sobre encontros e desencontros entre as pessoas.

Um conjunto de personagens obcecadas com cores, procuram definir aquilo que são e o que querem da vida a partir de uma cor que apresentam como cartão de visita.

A protagonista - uma personagem chamada Catarina - gosta do azul e adoraria viver num mundo diferente, em que todas as cores pudessem coexistir, felizes.

O elenco deste espectáculo, também encenado por Florbela Oliveira, é constituído pelos 20 alunos do último Curso de Expressão Dramática da criadora nas instalações do IPJ de Moscavide.

"Se eu for Azul" estará em cena até dia 28, podendo ser visto todas as noites, excepto 24 e 25.

Entretanto, no mês que vem - mais propriamente a 11 de Julho - o Ibérico vai receber o espectáculo "Aqui não se passou nada".

Repressão sexual

Trata-se de uma nova versão da conhecida peça de Frederico Garcia Lorca "A Casa de Bernarda Alba", que nos conta uma história de repressão psicológica, política e sexual na Espanha de Franco.

A essa história - cujo universo é exclusivamente povoado por mulheres - o escritor espanhol Eduardo Machado acrescentou o olhar masculino, na peça "Crocodile Eyes".

E é da junção desses dois textos que nasce "Aqui não se passou nada", que o encenador Fernando Nogueira estreou em Seattle, nos Estados Unidos, e vai agora recriar no palco de Xabregas. Para maiores de 16 anos.

A ver até dia 21 de Julho.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)