Para o próximo ano está prevista a edição de mais de 60 novos trabalhos de bandas e artistas portugueses.
1 / 4
Xutos & Pontapés, Salvador Sobral, Mão Morta, Capitão Fausto, First Breath After Coma e Branko estão entre os artistas portugueses com regresso garantido aos discos em 2019, ano de estreia de Miramar, projeto de Frankie Chavez e Peixe.
De acordo com informação disponibilizada à agência Lusa por várias editoras e promotoras, para o próximo ano está prevista a edição de mais de 60 novos trabalhos de bandas e artistas portugueses.
Para janeiro está marcada a estreia em disco de Miramar, projeto que junta os guitarristas Frankie Chavez e Peixe (Ornatos Violeta), que começou depois de os dois terem atuado juntos no verão de 2017 em vários locais do Alentejo, no âmbito do festival Guitarras ao Alto. O disco, homónimo, sai no dia 25.
Também no primeiro mês do ano regressam os Xutos & Pontapés. Quando assinala os 40 anos de carreira, a banda edita o primeiro álbum depois da morte do guitarrista Zé Pedro.
"Duro", com edição prevista para 18 de janeiro, inclui temas gravados por Zé Pedro, que morreu no final do ano passado.
Para janeiro estão ainda previstas as edições de "A ver o que acontece", de Sallim, "Cabo da Boa Esperança", dos Galo Cant'às Duas, "Reza", dos Tara Perdida, "O Culto da Brisa", de Jasmim, e "Duetos -- Diz-me com quem cantas", de Fernando Tordo, que conta com a participação de, entre outros, Camané, Jorge Palma e Herman José.
Fevereiro ficará marcado pelas estreias em longa duração dos 'rappers' Mishlawi, ainda sem título, e ProfJam, "#FFFFFF", e pela edição do segundo trabalho do DJ e produtor Steressauro, "Bairro da Ponte".
Com edição para 01 de fevereiro, "Bairro da Ponte" foi criado a partir de 'samples' de "tesouros do cancioneiro nacional" e conta com a colaboração de, entre outros, Carlos do Carmo, Slow J, Camané, Capicua, Dino D' Santiago, Paulo de Carvalho, Plutónio e The Legendary Tigerman.
Também em fevereiro serão editados "A guitarra a tocar", de Fernando Cunha (Delfins e Resistência), "Carregando a vida atrás das costas -- Uma antologia", de Paulo Tito, "Couch Pop", dos Tape Junk, "Um fado ao contrário", de Pedro Moutinho, e o primeiro EP, de uma série de quatro, de O Gajo.
Março começa com a edição, logo no dia 01, do novo álbum dos First Breath After Coma. "Nu" é o terceiro trabalho da banda de Leiria, formada em 2012.
Para o terceiro mês de 2019 prevê-se a edição dos segundos álbuns a solo de Salvador Sobral e de Branko, ambos ainda sem nome, e do quarto dos Capitão Fausto, "A invenção do dia claro", gravado no Brasil.
Em março chegam ainda novos trabalhos dos Cais Sodré Funk Connection, Um Corpo Estranho, OtrotortO e do pianista Filipe Raposo, intitulado "Ocre".
Algures no primeiro trimestre de 2019 deverão ser editados os novos álbuns de Luís Severo e dos The Lazy Faithful.
Para a primavera são esperados vários trabalhos, entre os quais os regressos de Lena d'Água, a interpretar canções inéditas de Pedro Silva Martins (Deolinda), de Jimmy P, com "Abensonhado", de Zé Manel, de Benjamim, dos ERMO, dos Them Flying Monkeys e dos Throes + The Shine.
Até ao verão deverão ser também editados o resultado das residências artísticas dos Black Bombaim com os músicos Luís Fernandes, Jonathan Saldanha e Pedro Augusto, e o álbum de estreia dos Solar Corona.
A edição de "Abraço a Sassetti", o primeiro disco da Big Band Júnior com repertório português, está dependente do resultado de uma campanha de 'crowdfunding' (angariação de fundos) que decorre 'online' até 20 de janeiro.
Para o segundo semestre, estão já prometidos os regressos de Diron Animal, dos Galgo, dos Marvel Lima e de Filipe Sambado.
Para 2019, mas sem data prevista de edição estão ainda álbuns de artistas e bandas como Mão Morta, Jorge Palma, Miguel Ângelo, que celebra 35 anos de carreira, S. Pedro, Calcutá, Carlos Mendes, Ultraleve, Gala Drop, DJ Nigga Fox e DJ Firmeza, além da estreia de Bárbara Bandeira e da estreia a solo de Afonso Cabral (uma das vozes dos You Can't Win Charlie Brown).
A 'rapper' Capicua, Minta & The Brook Trout e Noiserv também terão música nova no próximo ano.
Em 2019 aguarda-se ainda a edição, inicialmente anunciada para 2018, do novo disco de Manel Cruz, o eterno vocalista dos Ornatos Violeta, e do projeto Montanhas Azuis, que junta os guitarristas Norberto Lobo e Bruno Pernadas e o multi-instrumentista Marco Franco.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.