page view

Pelo menos 12 mortos e 29 feridos após tiroteio em Sydney. Um dos atiradores está entre as vítimas mortais

Ataque ocorreu durante uma celebração judaica do Hanukkah, onde estariam presentes cerca de 2 mil pessoas.

Atualizado a 14 de dezembro de 2025 às 15:24
A carregar o vídeo ...

Imagens mostram aparato após tiroteio durante celebração do Hanukah na Austrália

AP

Um tiroteio nos subúrbios de Sydney este domingo fez pelo menos 12 mortos e 29 feridos. De acordo com a ABC Australia, que cita a polícia local, entre os mortos confirmados estão 11 vítimas; a décima é um de dois atiradores que terão sido responsáveis pelo ataque, na na zona de Bondi Beach.

De acordo com o The Jerusalem Post, o tiroteio ocorreu durante uma celebração judaica do Hanukkah, onde estariam presentes cerca de 2 mil pessoas. A imprensa australiana e israelita avança com um número não determinado de vítimas mortais.

Pouco depois do ataque, foi encontrado encontraram um veículo na praia com vários explosivos improvisados. Uma equipa de neutralização de bombas está neste momento no terreno a lidar com a situação. 

O comissário da polícia da Nova Gales do Sul confirmou também que o incidente está a ser tratado como um ataque terrorista, e adiantou a possibilidade haver um terceiro membro envolvido. "Se houver um terceiro infrator, e estamos atualmente a investigar essa possibilidade, asseguraremos que impediremos qualquer atividade adicional", afirmou Mal Lanyon.

O primeiro-ministro australiano manifestou pesar pelas vítimas. Anthony Albanese afirmou que "um ataque contra australianos judeus é um ataque contra qualquer australiano", e sublinhou que "não há lugar para o ódio" no país.

As autoridades instaram as pessoas a evitar a área e os serviços de emergência estão no local.

Imagens nas redes sociais dão conta do incidente em curso, e de confrontos entre a polícia e os alegados autores dos disparos.

Publicada originalmente a 14 de dezembro de 2025 às 08:29

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8