Zé Pedro, o carismático guitarrista dos Xutos & Pontapés, tem um novo projecto musical. Dá pelo nome de Os Maduros e teve a sua primeira apresentação pública na quarta-feira, na Galeria Zé dos Bois (ZDB), ao Bairro Alto, Lisboa.
Este não é, na verdade, o primeiro ou o único projecto paralelo de Zé Pedro, que integra ainda o colectivo Zig Zag Warriors, com o radialista Miguel Quintão.
É, no entanto, um projecto “especial” para o guitarrista, como explicou no decurso da apresentação, a que preferiu chemar de “ensaio geral”. Segundo Zé Pedro, Os Maduros (que até já têm lgiitipo e t-shirt) são um projecto que tenta “reavivar aquela filosofia do punk que parece ter-se perdido; o tocar apenas pelo gozo, sem compromissos ou grandes exigências”. Em palco, pouco depois da apresentação personalizada d’Os Maduros (2 ?eu sou o Zé maduro), acrescentou que era um prazer “fazer as coisas que dão prazer à vida”.
VOCALISTA E LETRISTA
Além de guitarrista, papel que desempenha há anos nos Xutos, Zé Pedro faz em Os Maduros a sua estreia como vocalista e autor das letras.
“É, de facto, a primeira vez que canto a coisa toda de princípio a fim. Nos Xutos canto apenas o ‘Submissão’ e o ‘Gente de M***’, mas aqui canto todas todas as canções. Ontem (quinta) nem dormi bem a pensar que podia trocar as letras”, lançou bem-disposto.
Com o rock fortemente apoiado nas guitarras, as letras d’Os Maduros dirigem--se ao público quase sempre por “tu”, tal como em ‘Futuro’ (?). É que os títulos ainda “não estão totalmente definidos”, justificou. Do alinhamento debitado na ZDB destacam-se ainda ‘O Bem e o Mal’ (?) e ‘Oxalá’. Canções ‘orelhudas’ nas quais Zé Pedro parece estar mais à vontade na missão de conciliar guitarra e voz.
Ainda que “sem compromissos”, a intenção d’Os Maduros poderá mesmo vir a resultar em disco. Zé Pedro prefere não alimentar grandes esperanças, insistindo no gozo que o projecto está a proporcionar a todos os seus elementos.
As origens d’Os Maduros remontam há cerca de um ano, quando o grupo se reuniu para gravar uma versão de ‘The Call Up’ dos Clash (um dos grupos favoritos de Zé Pedro) para um disco da Fnac. “A coisa correu muito bem, continuámos a encontramo-nos e... pronto. Aqui estamos”, resumiu.
A estreia ‘oficial’ d’Os Maduros está marcada para 17 de Agosto no palco principal do Festival de Paredes de Coura.
A sua vida confunde-se com a do ‘roca português’ que ajudou a propalar. Com 49 anos, Zé Pedro tem a música nas veias. Com outro Zé (Leonel) fundou os Xutos & Pontapés, em 1978, ainda influenciado pelo poder do rock n’ roll testemunhado num festival punk no estrangeiro. E levou à letra a máxima ‘do it yourself’, a bandeira do movimento que deu ao mundo bandas como os Ramones, Sex Pistols e (a sua preferida) The Clash.
Desde então Zé Pedro não parou mais e entre a actividade nos Xutos sempre deu ‘uma mão’ a outros projectos, casos de Palmas’ Gang, Os Cavacos, em discos de Paulo Gonzo e, recentemente, The Temple. Teve o seu próprio clube; o Johnny Guitar, em Santos, que animou de rock as noites de Lisboa na década de 90 e em breve promete meter ombros a nova missão: a de fundar uma escola de rock.
GUERREIRO DOS PRATOS
Na companhia de Miguel Quintão (Antena 3), Zé Pedro integra ainda os Zig Zag Warriors, uma dupla especializada em boa e excitante música. Em palco, os ‘guerreiros dos pratos’ protagonizam autênticos duelos de bom rock n’ roll e daí a presença assídua em quase todos os grandes festivais de Portugal.
ALEXANDRE SOARES (GUITARRA)
Esteve no arranque dos GNR, há 25 anos, e, entre outros projectos, passou pelos Três Tristes Tigres, que tão boas canções deram à música portuguesa. Segundo Zé Pedro, tocar com ele “é uma honra”.
JORGE COELHO (GUITARRA)
Fez escola nos portentosos Zee actualmente integra também os Mesa. Em Os Maduros é um dos vértices do triângulo de guitarras em que assenta a sonoridade do grupo e está sempre disposto a uma ‘jam’.
P. GONÇALVES (VIOLA-BAIXO)
Faz jus à diversidade de ‘escolas’ presentes em Os Maduros, mas é ao grande Pedro que se deve ‘a marcação de território’ d’Os Maduros. Integra ainda os Dead Combo.
FRED (BATERIA)
É filho de Kalu, baterista dos Xutos & Pontapés. e a batida sai-lhe natural e certeira. Além d’Os Maduros, onde é o mais...verde, Fred integra ainda os Yellow W Van e os Oh Hi Oh Ai, uma banda que promete também dar que falar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.