FC Porto encaixa milhões da Champions
Triunfo tranquilo dos dragões, que deram um passo de gigante rumo aos oitavos de final.
Noite tranquila para o FC Porto. Tranquila e proveitosa. Os dragões venceram o Lokomotiv por 4-1, estão a um pequeno passo de garantir o apuramento para os oitavos de final (basta um ponto, que pode nem ser necessário), encaixaram mais 2,7 milhões de euros da vitória e já somam a impressionante maquia de 53,5 milhões na campanha em curso na Champions.
Isto quando faltam dois jogos para terminar a fase de grupos. A confirmar-se a qualificação para a fase seguinte entram mais 9,5 milhões e mais o que vier dos tais dois encontros em falta.
O jogo começou praticamente com os dragões em vantagem, Ainda o ponteiro dos segundos não tinha dado duas voltas completas ao mostrador e já Herrera fazia chegar a bola ao fundo da baliza russa, após jogada de envolvimento pelo lado direito, com Marega na assistência. O FC Porto ficou confortável no jogo.
O Lokomotiv esboçou a reação mas percebia-se que os argumentos eram fracos. Com Óliver no miolo a comandar os ritmos de jogo, a equipa de Sérgio Conceição resgatou o comando da partida. Boa circulação de bola, variações q.b., nada de muito excitante mas ainda assim suficiente para dominar. O 2-0 chegou com naturalidade antes do intervalo, em nova perceria Herrera-Marega, agora com passe do mexicano e finalização do avançado do Mali.
Na segunda parte, a entrada de Farfán injetou qualidade no jogo dos russos. O FC Porto ‘adormeceu’, deixou a equipa de Manuel Fernandes e Éder crescer e sofreu um golo, exatamente pelo agitador Farfán. Era o pior momento dos dragões no jogo, que se expuseram sem necessidade.
Alguns berros de Sérgio Conceição para dentro do campo acordaram a equipa. Isso mais as trocas. Otávio acrescentou clarividência e mais golos apareceram: o 3-1 por Corona após passe teleguiado de Óliver e o 4-1, cereja no topo do bolo, pelo próprio Otávio.
Conceição satisfeito
"Foi uma vitória merecida. A primeira parte foi boa mas devíamos ter estado mais equilibrados. Na segunda parte houve uma reação natural do Lokomotiv e o Farfán trouxe mais poder ofensivo, mas o jogo ficou controlado depois do terceiro golo", disse Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, no final do encontro de ontem.
O treinador deixou claro que os dragões vão lutar pelos três pontos com o Schalke 04, no próximo jogo da Liga dos Campeões. "A vitória não deixa dúvidas a ninguém, mas ainda não estamos nos oitavos de final. Precisamos de estar alerta e vamos jogar para vencer."
ANÁLISE
Domínio quase absoluto
O FC Porto esteve quase sempre por cima, no jogo. Tirando alguns momentos no início da segunda parte, controlou as operações. Sofreu um golo e soube logo a seguir reagir para repor as diferenças.
Russos fraquinhos
Esta equipa do Lokomotiv mostrou pouco futebol no Dragão. Além disso, arrisca pouco, muito pouco. Ficou bem evidente a razão pela qual tem zero pontos após quatro jogos.
Um penálti por marcar
Um erro importante do árbitro, ao deixar passar em claro um derrube de Howedes a Corona, na grande área russa. Era penálti. No lance do 2-0 fica a ideia de que Marega parte em fora de jogo mas o lance é legal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt