Bis de Steegmans rende amarela
Gert Steegmans, da Davitamon-Lotto, foi o vencedor, ao ‘sprint’, da etapa de ontem da Volta ao Algarve, disputada entre Lagoa e Praia da Rocha, na extensão de 174,5 quilómetros.
Beneficiando das bonificações, o ciclista belga, que repetiu o triunfo da véspera em Faro, arrebatou a camisola amarela ao britânico Jeremy Hunt. A etapa, disputada com muito vento, responsável pela fraca média do vencedor (37,469 km/h), ficou marcada pela espectacular queda de Eric Baumann. O ciclista alemão da T-Mobile Team bateu com a roda da sua bicicleta num lancil do passeio já na recta da meta, indo com violência contra um canteiro de flores de cimento. Foi assistido no local por uma equipa do INEM e transportado ao Hospital do Barlavento Algarvio com fracturas expostas da tíbia da perna esquerda, no braço esquerdo e com diversas escoriações.
Ao mesmo tempo, Steegmans, que acumula a camisola amarela com a verde (pontos) explicava que “o vento e as muitas lombas no final obrigaram a uma sobrecarga de esforço à equipa”. No entanto, o belga garante “estar preparado para defender a liderança na última etapa. Gustavo Rodriguez (Barbot-Halcon), vencedor de três contagens de terceira categoria do dia, é o novo líder da montanha.
A ligação de hoje, de 183,4 quilómetros, entre Vila Real de Santo António e o Alto do Malhão, promete ser espectacular, dadas as escassas diferenças entre os candidatos à vitória e as dificuldades da subida final.
Hugo Sabido, vencedor em 2005, apenas a 11 segundos do líder, promete dar luta, embora reconheça que “não está na mesma forma que no ano passado”.
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA
1.º Gert Steegmans (Davitamon-Lotto) 4:39.26 h
2.º Robert Forster (Gerolsteiner) m.t.
3.º Thomas Ziegler (T-Mobile Team) m.t.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Gert Steegmans (Davitamon-Lotto) 17:38.53
2.º Jeremy Hunt (Unibet.Com) a 8s
3.º Hugo Sabido (Barloworld.) a 11s.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt