Benfica bate AEK no jogo de despedida da Liga dos Campeões
Vitória dos encarnados por 1-0 no Estádio da Luz.
O Benfica despediu-se esta quarta-feira da Liga dos Campeões de futebol com um triunfo apenas alcançado na parte final do jogo com o AEK (1-0) e confirmou o porquê de não ter um lugar entre as principais equipas europeias.
O golo de Grimaldo, aos 88 minutos, deixou para trás mais uma exibição 'cinzenta' dos 'encarnados' no grupo E, do qual se despedem no terceiro lugar, com sete pontos e duas vitórias, ambas diante da formação de Atenas.
Já relegado para a Liga Europa, o Benfica conseguiu encaixar 2,7 milhões de euros com este triunfo, além de ter assegurado o estatuto de cabeça de série no sorteio da prova europeia, por ser um dos quatro terceiros melhores classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Se as poupanças de Fejsa e Jonas já se adivinhavam, sendo rendidos por Alfa Semedo e Seferovic, Rui Vitória ainda reservou uma 'surpresa', com a entrada de João Félix para o lugar de Zivkovic, que se tinha cotado como um dos melhores elementos benfiquistas na visita a Setúbal.
O sérvio acabaria por entrar ainda na primeira parte, para o lugar do lesionado Rafa, que foi dos poucos a tentar criar desequilíbrios na defensiva grega na primeira parte. Ainda assim, como tem sido habitual, os 'encarnados' manifestaram parcas ideias e dinâmicas ofensivas, não colocando problemas de maior ao AEK.
As intenções das 'águias' esgotaram-se num livre de Grimaldo e num cabeceamento de Alfa Semedo, ambos sem atingir o alvo, manifestamente muito pouco para uma equipa que, apesar de já saber o seu destino na Europa, ainda lutava pelo chorudo prémio monetário em caso de triunfo, além de um eventual estatuto de cabeça de série na Liga Europa.
A inabilidade 'encarnada' era de tal forma acentuada, que foi preciso uma 'oferta' do adversário para que o Benfica conseguisse criar algum perigo: Ponce 'enganou-se' no lado para o qual queria chutar a bola e deixou Seferovic em 'carreira de tiro', só que o suíço atirou ao lado.
O apito para o intervalo foi um 'bálsamo' para quem assistia ao jogo e, no regresso, o conjunto da Luz só não inaugurou o marcador, porque Seferovic decidiu mal na hora de assistir Zivkovic. Contudo, foi o AEK a ter a primeira grande oportunidade, num cabeceamento do central Oikonomou, que deixou em suspenso dos mais de 33.000 adeptos que estavam na Luz.
Seferovic foi, durante largo período, o único a tentar acertar com a baliza dos gregos, mas Barkas e a barra impediram os festejos do internacional suíço, sendo que Grimaldo e Gedson seguiram as pisadas do companheiro de equipa e também não encontraram o caminho para o golo.
O jovem internacional português teve mesmo uma clamorosa situação para inaugurar o marcador, mas perdeu no frente-a-frente com Barkas, à entrada para os últimos 10 minutos.
Já com Castillo em campo, o Benfica ficou em superioridade numérica, devido à expulsão de Galanopoulos, e seria precisamente desse livre que nasceria o único tento do encontro, num pontapé superiormente executado por Grimaldo.
Depois de muito 'palmilhar' durante todo o jogo, Seferovic ainda encontrou coragem para arriscar uma derradeira tentativa, desta feita à 'bomba', só que o remate esbarrou novamente no 'ferro'.Termina a partida no Estádio da Luz. Benfica vence por 1-0 o AEK no jogo de despedida da Liga dos Campeões.92' - Pontapé livre para a equipa do AEK.Quatro minutos de compensação.90' - Grande oportunidade do Benfica novamente! Seferovic com grande remate, ao poste.88' - Golo do Benfica! Grimaldo marca o primeiro golo da partida. 86' - Cartão vermelho para Galanapoulos. E é livre perigoso para o Benfica.82' - Agora pontapé de canto para o AEK, mas sem perigo. É contra-ataque do Benfica. Falta marcada e cartão amarelo para Galanapoulos que derrubou Cervi.80' - Que grande oportunidade para o Benfica! Gedson falha o remate. É pontapé de canto para o clube da Luz, o 12.º do jogo.79' - Passividade defensiva do Benfica permite que o AEK consiga chegar à grande área dos encarnados, mas sem sucesso.Estão 33.633 espectadores a assistir ao jogo no Estádio da Luz.77' - Substituição na equipa do AEK. Entra Rodrigo Galo, sai Erik Morán.76' - Substituição na equipa do Benfica. Sai João Félix, entra Nicolas Castillo.75' - Seferovic novamente a mostrar serviço. Remate com perigo em direção à baliza do AEK, mas o guarda-redes estava lá.74' - Livre perigoso para o Benfica. Cervi é quem marca mas a bola vai muito por cima da baliza dos gregos.72' - Grande perigo novamente! Muitas oportunidades de golo para o Benfica, mas os encarnados não conseguem marcar o primeiro golo da partida.71' - Maior oportunidade de golo para o Benfica! Seferovic cabeceia, mas a bola vai à barra da baliza do AEK!68' - Alteração na equipa grega. Sai Lucas Boye, entra Petros Mantalos.66' - Livre perigoso para o Benfica. Cabeceamento de Ruben Dias, mas sem grande perigo para a baliza grega.64' - Agora grande oportunidade do Benfica! Seferovic muito perto do golo, mas também não conseguiu colocar a bola dentro da baliza do AEK.62' - Grande oportunidade do AEK! Pontapé de canto, cabeceamento de Oikonomou, mas ainda não foi desta que fez o primeiro para os gregos.
61' - Primeira alteração na equipa grega. Sai Klonaridis, entra Gianniotas.
59' - Substituição no Benfica. Sai Pizzi, entra Cervi.
61' - Primeira alteração na equipa grega. Sai Klonaridis, entra Gianniotas. 59' - Substituição no Benfica. Sai Pizzi, entra Cervi. 58' - 56' - 53' - Grande oportunidade de golo! 50' - 48' - 46' -
45' - Começa a segunda parte no Estádio da Luz. Benfica e AEK empatados sem golos.
Intervalo no Estádio da Luz.
45' - Dois minutos de compensação.
45' - Começa a segunda parte no Estádio da Luz. Benfica e AEK empatados sem golos. Intervalo no Estádio da Luz. 45' - Dois minutos de compensação. 44' - Que oportunidade para o Benfica! 42' -
41'- 40' - 37' - Cartão amarelo para Ruben Dias. 35' - Substituição na equipa do Benfica. 34' - Rafa não está nas melhores condições e sai do jogo pelo próprio pé. Aplausos nas bancadas. 32' - 31' - 28' - 26' - 24' - 21' - 19' - 17' - 15' - 14' - 12' - 11' - 09' - 08' - 06' - 04' -
02' -
00' - Começa a partida no Estádio da Luz. Benfica recebe o AEK no adeus à Liga dos Campeões.
O Benfica, já sem hipóteses de qualificação para os oitavos de final, procura esta quarta-feira a segunda vitória no grupo E da Liga dos Campeões de futebol, na receção ao lanterna-vermelha AEK, da sexta e última jornada.
Os 'encarnados', que somam quatro pontos e já foram relegados para a Liga Europa, defrontam a formação grega, que ainda não pontuou e está eliminada das competições europeias, a partir das 20h00, num encontro que vai ser arbitrado pelo escocês Bobby Madden.
Onze do Benfica
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt