Falcão voou entre os centrais
Um Falcão valeu por onze ‘castores’ – símbolo do Paços de Ferreira – e assim o FC Porto obteve um empate (1-1) que acaba por até ser algo lisonjeiro para o que os tetracampeões fizeram. O Paços foi mais equipa na tarde de ontem, perante um campeão nacional a viver de fogachos das individualidades e com alguns tiques de vedetismo das principais figuras, caso de Hulk, que até acabou expulso. <br/><br/>
O Paços de Ferreira marcou cedo, num auto-golo de Fucile e o FC Porto ficou desorientado. Excepção a Belluschi, que pôs alguma arte no jogo, os dragões nunca mostraram inspiração nem soluções para contrariar a maior frescura física dos pacenses. O reforço argentino esteve nos dois melhores e mais perigosos lances dos dragões, com um remate à trave e outro que permitiu grande defesa a Cássio, que ontem não brincou com o fogo, como tinha feito há uma semana, ao tentar fintar Farías.
Os pacenses, muito bem organizados a meio-campo e com o quebra-cabeças Cristiano a trocar as voltas aos laterais portistas, podia mesmo ter aumentado a diferença e teve o pássaro na mão, sobretudo quando Hulk foi expulso. Mas com a entrada de Falcão, o FC Porto ainda encontrou forças e asas para chegar ao empate, num grande voo do colombiano a cruzamento perfeito de Fucile, que assim se redimiu de uma tarde de equívocos e de um auto-golo. O dragão de ontem esteve em curto-circuito.
ANÁLISE
POSITIVO: ESTREIA DE FALCÃO
Estreia de luxo do avançado colombiano. Perfeito o tempo de salto e o voo para o golo do empate, num movimento típico de ponta-de-lança.
NEGATIVO: EXPULSÃO DE HULK
Nada lhe saiu bem e para cúmulo acabou expulso, primeiro por protestar e depois por uma falta absurda na área pacense. Esteve displicente.
ARBITRAGEM: SÓ UMA DÚVIDA
Uma boa actuação. Bem na expulsão de Hulk, só ficou uma dúvida num fora-de-jogo tirado a Ciel, perto do fim. Esteve sempre em cima dos lances e ajuizou bem.
JESUALDO: "FOI UM MAL MENOR"
Jesualdo considerou o empate "um mal menor", uma vez que foi obtido com o FC Porto a jogar com dez, e admitiu que a equipa não esteve bem. "Foi um jogo com muita luta e muitas faltas. Tivemos dificuldade em colocar em campo os nossos processos. E não podemos sofrer golos daqueles. Depois da expulsão do Hulk fomos bravos mas não fomos lúcidos", disse, acrescentando: "Temos de ser mais equipa e jogar como equipa. Vamos melhorar com o trabalho."
FC PORTO: FALCÃO VOOU E BELLUSCHI DEU ASAS
Falcão – Estreia oficial pelo FC Porto com um golo pleno de oportunidade, com cabeceamento perfeito. O colombiano mostrou ter excelente leitura do cruzamento e uma impulsão digna do seu nome – Falcão –, para voar entre os centrais. Para além disso, o reforço denotou mobilidade e quando descaiu para o flanco esquerdo mostrou ter boa técnica.
Helton – Sem culpa no golo, causou arrepios ao dominar mal um atraso de bola. Grande defesa a remate de Olímpio.
Fucile – Dificuldades defensivas com Cristiano, ‘participou’ no golo do Paços, quando a bola lhe bateu nas costas. Excelente cruzamento para o golo de Falcão.
Rolando – Perdeu para Ricardo no ar no golo do Paços. Inseguro.
Bruno Alves – A simplicidade e habitual solidez .
Álvaro Pereira – Respirou fundo quando Cristiano lhe saiu da frente. Frouxo.
Fernando – Dificuldades para aguentar o ritmo de Ricardo e Olímpio.
Raul Meireles – Espartilhado pelo colete de forças pacense, não teve frescura, ou rasgo. Saiu ao intervalo
Belluschi – Um remate à trave e outro para espectacular defesa de Cássio.
Mariano – Não se livrou das marcações, sobretudo de Jorginho.
Hulk – Nada lhe saiu bem. Passou mais tempo a discutir com árbitros e companheiros do que a jogar, acabou expulso, por uma entrada totalmente a destempo sobre um defesa pacense.
Farías – Anulado por Danielson.
Varela – Levou o jogo para a frente.
Tomás Costa – Boa atitude. NMS
PAÇOS PROMETE BOA ÉPOCA SOB A BATUTA DE CRISTIANO
O Paços deu indicações muito positivas. Cristiano é o chefe da orquestra e pelos flancos ou no meio, foi uma permanente dor de cabeça para a defesa portista. A dupla Olímpio e Ricardo tem pulmões inesgotáveis e deu o equilíbrio necessário para o Paços se soltar a criar perigo. Ricardo ainda cabeceou para auto-golo de Fucile. Danielson teve cortes perfeitos, mas falhou no golo de Falcão. Cássio teve duas excelentes defesas e desta vez não brincou em serviço.
NOTAS
HULK: DE FORA COM NACIONAL
O cartão vermelho mostrado a Hulk deixa o avançado do FC Porto automaticamente afastado do próximo jogo dos dragões, em casa, contra o Nacional da Madeira.
PAÇOS: SABOR A FRUSTAÇÃO
O treinador do Paços afirmou que o empate teve "sabor a frustração" mas "ficou um sentimento positivo pelo que jogámos". "A equipa tem identidade", disse Paulo Sérgio.
FALCÃO: CONTENTE PELO GOLO
O avançado Falcão entrou na segunda parte e marcou o golo do empate. "Foi um jogo muito difícil e ainda mais com menos um homem. Estou contente por ter marcado".
NA BANCADA: RODRÍGUEZ
Cristián Rodríguez, ainda a contas com uma lesão no joelho esquerdo, ficou de fora mas compareceu nas bancadas do Estádio da Mata Real. Na próxima semana já deverá jogar.
JESUALDO: FALHA VITÓRIA 150
Jesualdo Ferreira falhou ontem a possibilidade de registar a sua 150.ª vitória na Liga principal como treinador. O desafio continua em aberto e a marca fica a aguardar entrada na história.
FICHA DO JOGO
Liga – 1.ª Jornada – 16/08/09
Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira – Assistência: 6.500
Golos: 1-0, Fucille (12’, p.b.); 1-1, Falcão (78’)
PAÇOS DE FERREIRA: Cássio, Filipe Anunciação, Danielson, Kelly, Jorginho, Ricardo, Leonel Olímpio, Pedrinha (Ciel, 82’), Baiano (Romeu Torres, 77’), Cristiano e William (Carlitos, 64’). Treinador: Paulo Sérgio.
FC PORTO: Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Alvaro Pereira, Fernando, Belluschi (Tomás Costa, 77’), Raul Meireles (Falcão, 46’), Mariano Gonzalez, Hulk e Farias (Varela, 60’). Treinador: Jesualdo Ferreira.
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Disciplina: Cartões amarelos - Hulk (18’ e 56’), Danielson (53’), William (57’), Mariano Gonzalez (90+1’); Cartão vermelho - Hulk (56’)
Classificação do jogo: 7
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt