Jogos Olímpicos acontecem entre julho e agosto de 2021
Competição em Tóquio estava marcada para decorrer entre 24 de julho e 09 de agosto de 2020.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que deveriam realizar-se este ano e foram adiados devido à pandemia provocada pela Covid-19, vão realizar-se entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021. As novas datas quase decalcam as que estavam previstas para a realização do evento este ano , ou seja, entre 24 de julho e 9 de agosto.
O anúncio do novo calendário olímpico foi feito ontem por Yohiro Mori, presidente da comissão organizadora japonesa, após conversações telefónicas mantidas com Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI). A decisão, contudo, surge após constantes conversações mantidas nos últimos dias entre diversas partes interessadas.
Também os Jogos Paralímpicos foram reagendados: de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021 . "As novas datas proporcionam às autoridades sanitárias e aos organizadores mais tempo para lidar com as alterações e problemas provocados pela pandemia de Covid-19. Tentam também minimizar os efeitos negativos que o adiamento poderia causar no calendário desportivo internacional.
Portugal saúda rapidez da decisão
"Saúdo a rapidez com que o anúncio das novas datas foi feito. O presidente do Comité Olímpico Internacional tinha solicitado três semanas para o reagendamento e ao fim de poucos dias as novadas datas foram anunciadas".
José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, reagiu desta forma às novas datas para a realização dos Jogos Olímpicos.
A celeridade da medida, segundo Constantino, "introduz um fator de tranquilidade, dos pontos de vista da organização e da preparação dos quadros competitivos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt