Liderança em jogo no Clássico
FC Porto é primeiro da classificação mas um desaire com as águias pode provocar alterações no topo da Liga.
Esta sexta-feira é dia de jogo grande num Estádio do Dragão completamente lotado e que pode ditar um novo líder do campeonato. O FC Porto parte em vantagem, porque lidera isolado. Mas o Benfica pode sair do Dragão em primeiro lugar, caso o Sporting não vença, esta sexta-feira às 18h00, o Belenenses. Já os leões podem sair da 13ª jornada na frente da tabela se vencerem e as águias baterem os dragões. Ou até se aqui houver um empate.
Motivos mais que suficientes para apimentar um jogo que por si só já é atrativo, dada a rivalidade entre os clubes, que tem sido aumentada nos últimos meses pelas constantes trocas de acusações entre a comunicação dos dois emblemas.
Ainda assim, as recentes polémicas dos emails e das imagens de televisão manipuladas passaram ao lado na antevisão do clássico dos treinadores, que preferiram enaltecer o trabalho realizado pelas equipas, com elogios ao adversário. Esta semana acabou por haver alguma contenção na BTV. Já o Porto Canal abordou a manipulação das imagens divulgadas pelo Benfica, mas prometeu mais revelações só para a a semana.
Poderá ter sido consequência de um pedido de Fernando Gomes, presidente da FPF, nas recentes reuniões que manteve com Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira. O objetivo desses encontros foi solicitar aos presidentes dos dois emblemas maior contenção verbal a bem do futebol português. Na mente de todos está um grande espetáculo de futebol, com golos e sem casos.
"É jogo de 6 pontos mas não decisivo"Há muito em jogo, mas também muito por jogar. Sérgio Conceição avalia assim o clássico de hoje com o Benfica, desvalorizando as consequências para as contas finais do campeonato. "Não é decisivo. Claro que é importante, muito importante, porque jogamos contra um rival e queremos ganhar. Como alguém já disse, estes são jogos de seis pontos e eu estou de acordo. São três que se ganham e outros três que o nosso adversário não ganha", disse.
O treinador do FC Porto passou ao lado de todas as guerras e polémicas entre os dois clubes externas às quatro linhas. "Quero falar de futebol, daquilo que se passa dentro das quatro linhas", sublinhou, acrescentando que considera não haver favoritismo nestes encontros: "Nos clássicos, é muito difícil dizer quem é o favorito. Se calhar cai um pouco para a equipa que joga em casa, porque tem o apoio dos adeptos. Mas não creio que haja favoritos."
"Para nós, empatar é perder", repetiu Sérgio Conceição, garantindo uma equipa com o mesmo ânimo, apesar do empate (1-1) na Vila das Aves, da última jornada, e que não tem um significado especial defrontar o Benfica. "A preparação é sempre feita da mesma forma, com uma ou outra ‘nuance’, dependendo do adversário. Não há nada que desperte em mim um prazer maior que não seja esse de tirar pontos a um rival direto", vincou, não esclarecendo sobre se jogará com um ou dois avançados.
Sérgio sabe como Benfica vai jogarConceição disse que presume saber, "a 99 por cento", como o Benfica vai atuar no Dragão e desvalorizou a juventude dos prováveis titulares das duas balizas.
Divulgou ainda qual seria a exibição que gostaria de ver repetida: "Com o Leipzig, em casa. Foi perfeito em termos táticos e de estratégia."
"Ganhar é um objetivo comum"
Jogar para ganhar, mas com cautelas. Esta é a receita de Rui Vitória para sorrir no clássico. "Há um jogo para três pontos. Quer o FC Porto tivesse ganhado ou não na última jornada, a abordagem não seria diferente. Queremos ganhar, mas não é a jogar permanentemente ao ataque. É perceber quando é para atacar e defender, saber os momentos para sofrer e contra-atacar. Ganhar é um objetivo comum", disse o treinador do Benfica, que põe de parte a hipótese de jogar para o empate.
A três pontos de distância do líder à 13ª jornada, o técnico não acredita que o resultado do jogo dite as contas do título. "Olhando para as épocas anteriores, nunca sabemos quais vão ser os jogos decisivos. Que este FC Porto-Benfica seja um jogo bem disputado, intenso e com incerteza no marcador. Estes são os jogos em que a adrenalina vem toda ao de cima", assumiu o treinador, que afasta o ruído que se criou em torno do clássico, com frequentes guerras de comunicação entre os clubes e sucessivas críticas aos árbitros: "Que nos nos preocupemos com a qualidade que vai haver em campo. Isto é mais importante do que tweets, emails ou Facebook."
Para fechar a conferência de antevisão, não faltaram elogios ao FC Porto: "É uma equipa que luta de forma determinada pelos pontos, que tem estado bem e tem sido eficaz. As ações a defender e a atacar têm sido positivas, mas o campeonato é longo e as equipas mudam."
Rui Vitória diz que não há favoritos Rui Vitória, tal como Conceição, não levantou o véu sobre a estratégia de jogo, nem confirmou se Varela vai ser titular, mas repetiu a mensagem de ambição.
"Qualquer um pode ganhar. Não há favoritos", disse o técnico antes de lembrar: "Um bom resultado num jogo destes é sempre importante."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt