Selecionador quer Portugal a ir com tudo para defender título no Euro sub-19 de futsal

Embora indique que o "primeiro objetivo é passar a fase de grupos", José Luís Mendes quer "estar nas decisões e lutar por este campeonato".

22 de setembro de 2025 às 09:07
Selecionador português de sub-19 de futsal, José Luís Mendes Foto: Diogo Pinto/FPF
Partilhar

O selecionador português de sub-19 de futsal, José Luís Mendes, quer ver Portugal, campeão em título, a ir com tudo para defender o troféu no Campeonato da Europa de 2025 da categoria, na Moldova.

Depois de em 2023, na cidade croata de Porec, os lusos terem conquistado a terceira edição do Europeu da categoria, após dois títulos para Espanha, a "responsabilidade é de representar bem o país".

Pub

"Sabemos que são gerações diferentes, campeonatos diferentes, mas claro que somos Portugal, temos a responsabilidade de representar bem o nosso país, federação e tudo faremos para que as coisas corram da melhor forma. Vamos com tudo", começou por dizer o técnico, à comunicação social, durante a fase de preparação para o torneio que vai decorrer em solo moldavo.

Embora indique que o "primeiro objetivo é passar a fase de grupos", José Luís Mendes quer "estar nas decisões e lutar por este campeonato".

Inserido no Grupo A com a Itália, adversária na estreia, no domingo, a Ucrânia e a anfitriã Moldova, o selecionador antevê dificuldades numa 'poule' "bastante forte" e lembra que os "miúdos estão a crescer".

Pub

"Os miúdos estão a crescer. É o fim de quatro semanas de trabalho, tentámos com jogos de preparação simular o que vai ser a primeira fase do Europeu. Sinto-os a crescer, é uma geração que nos deixa boas indicações. Senti que cresceram muito durante estes dois últimos anos de trabalho", explicou.

Por fim, deixou claro que a equipa das quinas não tem "obrigação de ganhar", mas "quer muito", pelo que se preparou para que "coisas bonitas possam acontecer".

O capitão de equipa Diogo Carrera, que já tinha estado na conquista de 2023, falou, depois, do ambiente do grupo, que está "unido e preparado para dar uma alegria aos portugueses".

Pub

"Quero que se sintam tranquilos, que deixem tudo lá dentro e que não venham para Portugal a sentir que poderiam ter dado mais. Quero dar uma alegria aos portugueses e que cheguemos a Portugal com o troféu", desejou o guarda-redes do Benfica.

A equipa lusa viaja para Chisinau na quarta-feira e estreia-se no Grupo A do torneio em soldo moldavo quatro dias depois, diante da Itália, seguindo-se os confrontos com as seleções da Ucrânia (dia 29 de setembro) e da anfitriã Moldova (01 de outubro).

O Grupo B é composto pela Eslovénia, Espanha, campeã em 2019 e 2022, Turquia e República Checa, sendo que só os dois primeiros posicionados de cada 'poule' seguem para as meias-finais.

Pub

As 'meias' da fase final do Europeu estão marcadas para 03 de outubro e a final acontecerá dois dias depois.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar