Sporting bate FC Porto e garante Jamor nos penáltis
Jogo de Alvalade foi intenso, emotivo, mas de fraca qualidade técnica.
O Sporting foi esta quarta-feira mais competente do que o FC Porto nos penáltis (5-4) e qualificou-se para a final da Taça de Portugal, onde vai defrontar o D. Aves. O jogo de Alvalade chegou às ‘decisões’ da marca de 11 metros, porque o leão chegou ao fim dos 90’ e 120’ a vencer por 1-0, resultado que deixou tudo empatado, porque o dragão ganhou em casa pelo mesmo resultado.
Num jogo intenso, emotivo, mas com poucos lances de bom futebol, o golo que igualou a eliminatória foi apontado por Coates, aos 85’, após Marcano ter errado um alívio na área, na sequência de um canto de Bruno Fernandes. Faltavam cinco minutos para acabar a partida. O FC Porto reagiu de imediato. Ganhou um canto. Aboubakar cabeceou à barra; Felipe, também; e Reyes meteu a bola na baliza. Jorge Sousa, contudo, anulou bem o lance, por fora-de-jogo de Felipe.
Seguiu-se o prolongamento, em que o Sporting esteve melhor do que o FC Porto e só não faturou porque Montero e Bruno Fernandes ‘passaram’ a bola a Casillas e Gelson atirou ao lado. Nas três oportunidades, os jogadores de Jesus estavam soltos na área e só com o guardião espanhol pela frente. No derradeiro lance do tempo extra, Brahimi, na área, em posição frontal, após um mau alívio da defesa da casa num canto, atirou por cima.
Antes do prolongamento disputaram-se os habituais 90 minutos. A primeira parte foi um autêntico festival de mau futebol, com inúmeros passes errados e pouca objetividade ofensiva. Aquilo foi tão mau que Rui Patrício e Casillas não efetuaram qualquer defesa digna desse nome. Patrício, porém, ainda apanhou um susto num remate fora da área de Otávio que passou a rasar o poste direito, após uma asneira de Piccini que perdeu a bola perto da área leonina.
Na segunda parte entrou melhor o FC Porto que, até aos 58 minutos, cercou literalmente a área leonina, sem, no entanto, criar grande perigo. As coisas alteraram-se no minuto 59, quando Gelson pegou na bola, galgou metros, fintou Alex Telles e deu para Battaglia, na área, atirar contra Casillas. A partir deste lance, o Sporting passou a mandar na partida.
O FC Porto encolheu-se e a bola começou a a aparecer mais na área azul-e-branca. Apesar do domínio e de várias demonstrações malabaristas de Gelson, Casillas continuava, todavia, a ter uma noite descansada. Os remates leoninos iam praticamente todos ao lado, por cima ou contra a floresta de pernas que tinha à sua frente. Até que, aos 85 minutos, Marcano aliviou mal uma bola na área. Coates estava por perto, rematou de pé direito, a bola foi ao poste e entrou.
Estava tudo empatado e.... penáltis. E o central Marcano voltou a falhar: foi o único jogador do FC Porto que não marcou - acertou no poste.
Final no Jamor a 20 de maio
O Sporting apurou-se para a final da Taça de Portugal pela 28ª vez no seu historial. Já venceu a competição em 16 ocasiões, a última das quais em 2014/15. A final realiza-se no Estádio Nacional, no vale do Jamor (concelho de Oeiras), a 20 de maio.
Pela frente, o Sporting terá a equipa do Desp. Aves, que acede pela primeira vez ao jogo decisivo da chamada prova rainha. O Desportivo das Aves é a 25ª equipa a chegar à final da Taça de Portugal.
ANÁLISE
+ Penáltis do Sporting
Bruno Fernandes, Bryan Ruiz, Mathieu, Coates e Montero marcaram os cinco penáltis do Sporting. Todos com classe. Casillas não teve hipóteses de defesa em nenhum deles. Ou porque foi enganado, ou porque a bola era indefensável, tal a colocação.
- Bruno de Carvalho
O presidente do Sporting ainda não percebeu que os jogadores do Sporting nunca mais lhe vão perdoar as críticas que lhes fez após o jogo com o Atl. Madrid. Ontem voltou a sentar-se no banco e voltou a estar praticamente isolado, como sucedeu com o P. Ferreira.
Boa arbitragem
Jorge Sousa seguiu o jogo de perto e acertou na esmagadora maioria das decisões que tomou. Esteve bem, por exemplo, no golo anulado ao FC Porto. O central Felipe estava mesmo em fora de jogo quando cabeceou à barra, tendo a bola sobrado para Reyes que atirou para a baliza.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt