Sporting bate Roma nos descontos em busca do acesso à Liga dos Campeões feminina
No Estádio Tre Fontane, a suplente Carolina Santiago, aos 90+2 minutos, e Telma Encarnação, aos 90+7, consumaram a vitória das 'leoas'.
Dois golos em tempo de compensação asseguraram esta quinta-feira ao Sporting um triunfo com reviravolta em Roma (2-1), na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões feminina de futebol, contrariando a superioridade global das italianas.
No Estádio Tre Fontane, a suplente Carolina Santiago, aos 90+2 minutos, e Telma Encarnação, aos 90+7, consumaram uma surpreendente vitória das 'leoas' perante o terceiro classificado do campeonato transalpino em 2024/25, que se tinha adiantado por Lucia Di Guglielmo, aos 23, e surgiu em campo com mais experiência e ritmo competitivo.
Sporting e Roma vão decidir a eliminatória em 18 de setembro, num jogo deslocalizado para Rio Maior, devido à colocação de um novo relvado no Estádio Aurélio Pereira, na academia de Alcochete, onde as vice-campeãs nacionais costumam atuar como anfitriãs.
O Sporting está pela quarta vez nas fases de apuramento para a Liga dos Campeões e tenta inverter as eliminações averbadas em 2017/18, 2018/19 e 2024/25, sendo que, em caso de afastamento, junta-se na segunda ronda da nova Taça Europa ao Sporting de Braga, já derrotado na segunda pré-eliminatória da principal prova continental de clubes.
Os vencedores dos quatro duelos do caminho dos campeões e dos cinco do trajeto das ligas da terceira ronda preliminar qualificam-se para a inédita fase de liga da 'Champions', que replicará o formato estreado na época anterior na competição homóloga masculina e tem 18 clubes, entre os quais o pentacampeão português Benfica, apurado diretamente.
Limitada por várias lesões, a equipa de Micael Sequeira contou de início com as recém-chegadas Ashley Barron, Carla Armengol e Daniela Arques, que testou de longe a guarda-redes Olivie Lukásová aos 21 minutos, já depois de Rinsola Babajide, aos dois, Giada Greggi, aos três, e Annalena Rieke, aos oito, terem rematado para fora na área lisboeta.
O Sporting resistiu a essa pressão inicial, mas, quando tentava conferir alguma dimensão ofensiva ao seu jogo, ficou em desvantagem aos 23 minutos, com Lucia Di Guglielmo a penalizar a passividade 'verde e branca' na reação ao canto sob a direita de Katrine Veje.
A Roma galvanizou-se e continuou mais perigosa até ao intervalo, sem conceder espaços na retaguarda, vendo Emilie Haavi e a capitã Manuela Giugliano a atirarem por cima, aos 26 e 28 minutos, respetivamente, ao passo que Alayah Pilgrim cabeceou ao lado, aos 43.
A tendência manteve-se na segunda parte, mas com menor acutilância das 'giallorosse', que apenas voltaram a ameaçar aos 72 minutos, num pontapé de Haavi defendido por Catarina Potra na direção do poste direito, antes de uma reta final implacável do Sporting.
Principal protagonista 'verde e branca' até às alterações efetuadas por Micael Sequeira, Arques rasou o alvo de fora da área, aos 81 minutos, tendo a suplente Flor Bonsegundo atirado contra Oihane Valdezate, após uma abordagem incompleta de Olivie Lukásová.
A guarda-redes checa seria desfeiteada em cinco minutos já nos descontos, quando, na melhor fase 'leonina' na partida, Carolina Santiago se desmarcou a passe de Beatriz Fonseca e rodopiou para empatar, enquanto Telma Encarnação correspondeu ao centro na esquerda de Madison Haugen, outra das apostas vindas do banco para surpreender a Roma, que procura a quarta presença seguida na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt