page view

Estudo aponta Sporting como provável campeão da I Liga

Leões terão mais hipóteses de conquistarem a Liga do que Benfica e FC Porto juntos. Em 29 ligas de todo o mundo, portuguesa é a 21.ª em que o favorito está mais destacado.

11 de setembro de 2025 às 01:30

O Sporting é o clube com maior prababilidade de vencer o campeonato português. A conclusão é do CIES-Observatório do Futebol. 

Este organismo estudou 29 ligas de todo o mundo e aponta quem é o favorito a sagrar-se campeão no seu país. Para isso utilizou um modelo estatístico que concilia três tipos de variáveis: desportivas (dados de impacto sobre os passes no meio-campo adversário); económicas (investimento no mercado para contratar jogadores); e demográficas (minutos dos jogadores no último ano e a exigência competitiva dos jogos em que participaram).

Na I Liga, o Sporting surge destacado dos rivais na luta pelo título. O bicampeão tem 39,3% de probabilidade de conquistar o tricampeonato, mais do que Benfica e FC Porto juntos (34,5%). As águias são a segunda equipa favorita (24,5), a praticamente 15 pontos percentuais de distância dos verde-e-brancos. Já os dragões surgem muito atrás dos outros dois grandes, com 10%, apesar do forte investimento nesta janela de transferências de verão.

Sérvia tem a liga mais desequilibrada, com o Estrela Vermelha a arrasar (76,2%)

Segundo o CIES, a Liga portuguesa é a 21.ª com maior incerteza em quem será o campeão. Isto porque noutras 19 o principal favorito tem maior percentagem de probabilidade. No Qatar, o Al-Duhail tem as mesmas hipóteses do Sporting (39,3%), mas o segundo colocado tem maior probabilidade (Al-Sadd, 33,8%) do que o Benfica, pelo que essa liga árabe é considerada mais competitiva. Ainda assim, dos 29 campeonatos estudados, apenas oito têm uma disputa pelo 1.º lugar mais acérrima do que Portugal.

A Sérvia tem a liga mais desequilibrada, com o Estrela Vermelha a reunir 76,2% do favoritismo. Entre os principais campeonatos europeus, o PSG, em França, domina claramente: 73%. No extremo oposto estão os Emirados Árabes Unidos, onde o Shabab Al-Ahli (23,5%) é seguido de muito perto por Sharjah (20,5%) e Al-Ain (19,7%).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8