Três triunfos para lusos no arranque
Portugal iniciou ontem a Taça da Europa de Atletismo, que decorre em Leiria, da melhor maneira, registando três triunfos individuais, através de Francis Obikwelu, Manuel Damião e Ricardo Ribas.
A selecção nacional amealhou, no primeiro dia, três primeiros lugares, um segundo e dois terceiros nos homens. O primeiro a brilhar foi Francis Obikwelu que nem teve que se aplicar a fundo para cortar a meta em primeiro na prova dos 100 metros com um tempo de 10,14.
Segundo o vice-campeão olímpico, “o mais importante foram os pontos conseguidos para Portugal”. “Arranquei mal mas depois consegui recuperar.
Agora preciso de descanso para correr bem nos 200 metros que vou disputar amanhã [hoje]”, concluiu. Obikwelu recebeu ainda o Prémio CNID (Clube Nacional da Imprensa Escrita) que premiou o Atleta do Ano de 2004.
A vitória voltou a sorrir a Portugal também nos 1500 e 5000 metros com Manuel Damião (3.45,05) e Ricardo Ribas (14.24,47) a conseguirem superar a concorrência e a levarem o público ao delírio.
Para Damião o apoio do público foi essencial, justificando: “Dá-nos vontade de correr ainda mais depressa”.
Para além destes três triunfos, destaque ainda para o segundo lugar de Edivaldo Monteiro nos 400 m barreiras e a terceira posição para Rafael Gonçalves no salto em altura – igualou o recorde nacional com um registo de 2,18 – e Vítor Costa no Lançamento do Martelo.
No final do primeiro dia de competição, a selecção masculina encontra-se no terceiro lugar da tabela classificativa com 54 pontos, atrás da Holanda com 61 e da Grécia que soma 58.
Esta competição promove apenas o primeiro classificado para a Superliga de Atletismo.
RADCLIFFE ARRASADORA
Na prova feminina, Portugal não foi além de um quinto lugar no fim do primeiro dia.
A Grã-Bretanha dominou completamente o evento, conseguindo cinco triunfos em dez provas disputadas: 400m, 3000m, 400m barreiras, Salto com Vara e Lançamento do Dardo.
Na prova dos 3000 metros, desde cedo se percebeu que Paula Radcliffe não iria dar qualquer hipótese à concorrência, vencendo com uma larga vantagem. “Nenhuma vitória é fácil mas consegui uma boa vantagem. Amanhã [hoje] vai ser mais dificil nos 5000m” , prova onde também estará Fernanda Ribeiro.
A melhor participação feminina portuguesa foi a de Elisabete Tavares que conseguiu o segundo lugar na prova de Salto com Vara ao conseguir saltar 4.25m.
Sílvia Cruz alcançou a terceira posição no Lançamento do Dardo com uma distância de 53.17m.
Teresa Machado, a atleta portuguesa mais internacional, não foi além de um quarto lugar no Lançamento do Disco.
Ao fim do primeiro dia, a selecção feminina está no quinto lugar. A Grã-Bretanha lidera seguida da Bielorrússia e da Bulgária.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt