page view

1,1 milhões: Pinto da Costa lucra com sucesso da equipa

Vitória no Campeonato e na Liga Europa pode garantir a Pinto da Costa prémios no valor de 700 mil euros. A esta cifra junta salários de 400 mil e ainda recebe 2% dos lucros da SAD.

13 de novembro de 2010 às 00:00

orge Nuno Pinto da Costa pode ser um dos principais beneficiados pelo sucesso desportivo do FC Porto: se a equipa ganhar o Campeonato e a Liga Europa, embolsa 1,1 milhões de euros, mais 2% dos lucros da SAD, no final do exercício de 2010/11.

Em 2009/10, o presidente dos ‘dragões’ recebeu 400 mil euros, montante que não teve direito a prémios devido ao insucesso desportivo do clube (terceiro classificado e afastado nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões).

As perspectivas para esta época são, contudo, mais animadoras. Pinto da Costa mantém 400 mil euros por ano mas a vitória no Campeonato garante-lhe um prémio de 75% desse valor. Ou seja, mais 300 mil euros.  Num momento em que o FC Porto se posiciona como um dos favoritos à vitória na Liga Europa, o dirigente, de 72 anos, pode sair de novo a lucrar. Isto porque a política de vencimentos assegura um prémio de 100% do salário bruto caso o clube  vença a competição. Ou seja, mais 400 mil euros. Assim, e se André Villas-_-Boas levar o FC_Porto ao sucesso em Portugal e na UEFA, Pinto da Costa irá auferir 1,1 milhões de euros no final da temporada.

Além disso, o pecúlio poderá aumentar. É que a mesma política de vencimentos diz que o presidente da SAD tem direito a 2% dos lucros apresentados no final do exercício. Apesar de nesta fase não se poder prever qual será o resultado líquido da SAD, é possível dar um exemplo desta cláusula: se a SAD lucrar dez milhões de euros, Pinto da Costa recebe 200 mil.

Mas o líder portista não é o único beneficiado por esta política, já que ela abrange todos os administradores da SAD, como Adelino Caldeira, Angelino Caldeira e Reinaldo Teles.

Na última temporada, e de acordo com o relatório e contas do _FC Porto, foram pagos aos membros do Conselho de Administração da FC Porto SAD e das suas subsidiárias um total de 1,838 milhões de euros.

O Benfica pagou 617 mil euros aos respectivos administradores (Luís Filipe Vieira não é remunerado) e o Sporting pagou 373 mil (José Eduardo Bettencourt recebeu 219 mil euros mas aufere vencimentos de outras sociedades do grupo verde-e-branco).

As verbas pagas à administração da FC Porto SAD e subsidiárias caíram 700 mil euros face ao exercício de 2008/09, quando o valor pago atingiu os 2,544 milhões de euros. Só a parte variável foi de 910 mil, devido aos prémios pagos pela conquista do título.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8