page view

Alarcón é herói de conto de fadas na Volta a Portugal

Obrigado a lavar carros quando o ciclismo lhe virou a cara, vence a primeira grande competição aos 31 anos.

16 de agosto de 2017 às 08:36

De lavador de carros a vencedor da Volta a Portugal em bicicleta. Eis um rápido perfil de Raúl Alarcón, o espanhol da equipa W52-FC Porto que ontem inscreveu o nome na lista de honra da maior prova do calendário velocipédico nacional.

Alarcón cultiva desde miúdo a paixão pelas bicicletas. Começou aos 11 anos. "A minha família sempre gostou de ciclismo. Somos apaixonados pela modalidade. Naquela altura, eu também jogava futebol, mas quando tive de optar, percebi que era do ciclismo que mais gostava", disse o triunfador da Volta em entrevista à agência Lusa.

Fez-se então ciclista. Chegou a ser vice-campeão juvenil de Espanha. Ao 20 anos já era profissional nos franceses da Saunier Duval. Mas a extinção desta equipa deixou-o no desemprego. Teve então de ir lavar carros para ganhar dinheiro.

Chegou a pensar em abandonar o ciclismo, por falta de propostas. Acabou por ingressar na equipa Barbot-Efapel, em 2011. Passou depois pelo Louletano antes de voltar ao desemprego... e às lavagens, no final de 2014. Até que apareceu o projeto W52. Primeiro na versão Quinta da Lixa, depois FC Porto.

Com esta camisola, ‘El Caballo’, como é conhecido, ganha agora a Volta a Portugal. "É um sonho tornado realidade", diz o ciclista de 31 anos e 1,90 metros de altura.

Em segundo no ‘crono’

A última etapa da Volta, um contrarrelógio de 20,3 km em Viseu, foi ganha pelos espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto).

Na 2ª posição ficou o camisola amarela, Raúl Alarcón, da mesma equipa, que se sagrou vencedor da competição. No 3º lugar ficou o também espanhol Alejandro Marque (Sporting-Tavira).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8