Com muita polémica pelo meio e até agressões físicas à mistura, Moretto foi ontem apresentado como jogador do Benfica até 2011 depois de Luís Filipe Vieira o ter ido resgatar ao Brasil. Envolvido numa ‘guerra’ entre Benfica e FC Porto, o guarda-redes optou pelos ‘encarnados’.
Moretto confessou ter assinado um acordo para rumar ao FC Porto e Filipe Vieira exibiu mesmo esse contrato assinado com a Unifoot do agente FIFA José Caldeira [n.r. representante de Moretto e irmão do administrador da SAD portista Adelino Caldeira] juntamente com um cheque de 50 mil euros.
O presidente do Benfica considerou esse contrato irregular e garantiu que o vai enviar para a Federação. “Uma empresa chamada Unifoot, penso que é o senhor José Caldeira, fizeram este contrato e o Moretto recebeu um cheque de adiantamento, à revelia do V. Setúbal. Se fosse avante ele seria recompensado com uma verba mensal que lhe permitiria estar no clube até 2007 e o V. Setúbal não iria ser ressarcido”, afirmou Vieira, garantindo: “O que está aqui em causa é o FC Porto, [o contrato] foi feito dentro desse clube e demorou cinco horas.” Moretto contou como assinou esse acordo lançando acusações a José Caldeira: “Na quinta-feira, dia 22, José Caldeira disse-me para ir com ele para o Porto, porque tinha uma equipa para mim, mas não disse qual. Eu disse-lhe que como havia o interesse do Benfica queria ir para o Benfica, mas ele falou que a tal equipa já tinha falado com o Chumbita e chegado a um entendimento com o V. Setúbal”. Já na Invicta, às 23h00, o guardião soube que o clube era o FC Porto e estranhou o súbito afastamento do Benfica: “José Caldeira disse-me então que estava tudo acertado entre o presidente do FC Porto e o presidente do Vitória. Disse-lhe que queria ligar para o Chumbita e ele disse-me para não ligar. Encontrei-me com eles eram quase duas horas da manhã e estivemos reunidos até às três. Não me deixavam atender o telemóvel nem falar com ninguém, não queriam que o negócio se soubesse. No dia seguinte, às 11h00, fui para as Antas onde fiquei até às 17, assinei o contrato e deram-me um cheque, que era uma parte da assinatura. Disseram-me que dia 2 eu iria para o FC Porto”, disse, frisando ter falado com Pinto da Costa.
Moretto garante que só quando chegou ao Brasil percebeu que lhe tinham mentido: “Quando cheguei a S. Paulo liguei para o Chumbita e ele disse-me que havia acordo com o Benfica que me dava as mesmas condições que o FC Porto. Falei que não queria nem um cêntimo a mais e disse para o senhor Luís Filipe me ligar. Conversámos, acertámos e dei-lhe a minha palavra de que seria jogador do Benfica.” Vieira revelou que o Benfica pagou por Moretto um milhão de euros. E salientou que o V. Setúbal pedira apenas 750 mil euros pelo guardião. José Caldeira esteve ontem incontactável.
Nome: Marcelo Moretto de Souza
Idade: 27 anos
Data de Nascimento: 10-05-1978
Naturalidade: El Dorado (Mato Grosso do Sul)
Nacionalidade: Brasileira
Altura: 1,93m
Peso: 89 kg
Clubes anteriores: São José, Londrina, Sport Recife, Brasiliense, Vitória da Bahia, Felgueiras e V. Setúbal.
MARCO FERREIRA FOI A SURPRESA
A apresentação do extremo-direito Marco Ferreira, de 27 anos, foi a surpresa reservada para ontem pelo Benfica. “Estava a negociar com outros dois clubes, mas recebi ontem à noite um telefonema do sr. José Veiga e nem hesitei. Era um sonho de criança”, disse o jogador. Em 2002, recorde-se, Marco Ferreira, na altura no Vitória de Setúbal, esteve quase a assinar pelas ‘águias’, mas o emblema sadino optou pela proposta do FC Porto.
Este ano, e depois de na temporada passada ter representado o Vitória de Guimarães, o extremo de 27 anos estava emprestado pelos ‘dragões’ ao Penafiel, mas ficou estipulado que poderia rescindir se aparecesse algum clube interessado. Ferreira rescindiu antes do Natal, falou-se no interesse do Atlético Madrid, mas acabou por rumar à Luz. “Não me deixaram vir em 2002, mas estou contente por estar hoje aqui. No FC Porto tive bons momentos, mas não me deixaram ir mais além por motivos extrafutebol”, afirmou, enigmático.
Nome: Marco Júlio C. Ferreira
Idade: 27 anos
Data de Nascimento: 12-03-1978
Naturalidade: Vimioso
Nacionalidade: Portuguesa
Altura: 1,77m
Peso: 75kg
Clubes anteriores: Tirsense, Yokohama FM (Japão), Atlético Madrid B (Espanha), Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal, FC Porto, Vitória de Guimarães e Penafiel.
EMPRESÁRIO CONFIRMA ROBERT
O extremo esquerdo Laurent Robert pode reforçar o Benfica nesta reabertura de mercado, segundo revelou ontem o empresário do jogador Willie McKay. Um dia depois do ‘The Independent’ ter revelado o interesse dos ‘encarnados’, ontem foi a vez do agente do futebolista francês confirmar uma abordagem por parte do emblema campeão nacional. “Sim, confirmo que recebi um contacto do Benfica. Estamos a analisar a situação até porque há outros clubes interessados, tanto de Inglaterra como da França. No entanto, é possível que o jogador vá para o Benfica”, revelou McKay ao Maisfutebol.
Aos 30 anos, Laurent Robert joga actualmente no Portsmouth, por empréstimo do Newcastle. No entanto, tem sido pouco utilizado e quer rumar a outras paragens, sendo que o Marselha é o mais forte rival, caso se confirme o interesse das ‘águias’.
'A PROPOSTA DO BENFICA ERA MELHOR'
Chumbita Nunes compareceu, surpreendentemente, na conferência de Imprensa de apresentação de Moretto como jogador do Benfica. O presidente do V. Setúbal garantiu que a proposta do Benfica era melhor do que a do FC Porto. “A seguir ao jogo com o Benfica [a 21 de Dezembro], o presidente do Benfica e José Veiga abordaram-me de forma correcta e formal, demonstrando interesse no Moretto. Ficou acordado que no dia seguinte iríamos conversar. Depois recebi um telefonema do FC Porto e informei do que se passava. Foi-me apresentada uma proposta e a seguir fui ouvir os dirigentes do Benfica, que foram os primeiros a abordarem-me. Não escondi que o FC Porto estava interessado no jogador, conversámos e posteriormente informei o FC Porto de que a proposta do Benfica era melhor”.
Chumbita salienta ainda que falou com Moretto na véspera de Natal: “Expliquei-lhe a situação e ele disse-me que pretendia vir para o Benfica. Transmiti isso ao seu empresário.”
VITÓRIA PODE LUCRAR COM VENDA DE FONTE
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, explicou ontem o processo de contratação do jovem central Fonte. O jogador, que havia rescindido com o V. Setúbal por incumprimento salarial, foi apresentado pelo Benfica na semana passada. O defesa assinou até 2010 com os ‘encarnados’, mas logo na altura o Benfica fez questão de dizer que o V. Setúbal tinha sido envolvido nas negociações. Ontem, Vieira explicou que os sadinos vão ter direito a 50 por cento de uma eventual futura transferência do jogador. Fonte deverá ser emprestado pelo Benfica até final da época. Rennes e Ajaccio, ambos de França, são hipóteses.
'QUISERAM SUBORNAR-ME'
A chegada de Moretto e Luís Filipe Vieira ao Aeroporto da Portela ficou ontem marcada por uma agressão de um funcionário da SAD do Benfica a Vítor Diniz, um emigrante português no Brasil ligado à Portuguesa de Desportos, amigo do guardião, que viajou no mesmo voo e que os ‘encarnados’ acusam de estar ao serviço do agente FIFA José Caldeira e do FC Porto. A agressão terá sido uma retaliação contra ameaças feitas a Moretto e Vieira por Diniz ainda no aeroporto de São Paulo. O líder ‘encarnado’ terá mesmo sido empurrado.
O CM chegou ontem à fala com Diniz, que garantiu ter apresentado queixa na polícia contra o agressor [n.r. José Fernando, primo de José Veiga, que exerce funções ligadas à segurança na SAD] e contra Filipe Vieira, esta por difamação.
O emigrante diz que José Caldeira é “um amigo” da sua família, acusa Moretto de ingratidão porque o ajudou quando “passou fome” e garante que o contrato exibido por Vieira não envolve o FC Porto: “Nesse contrato, José Caldeira compromete-se apenas a encontrar clube para o Moretto”. E diz que o guardião terá de pagar “um milhão de euros pela quebra do contrato”. Vítor Diniz garante ainda que o Benfica o tentou subornar. “O Benfica ofereceu-me 100 mil euros para eu convencer o Moretto a assinar por eles. Até Vieira entrar na jogada o Moretto fazia tudo o que eu mandava. Mas eu não vendo a minha honra por dinheiro nenhum.” O empresário de 43 anos, casado, pai de três filhos e dono de várias padarias em São Paulo, garante que Moretto não jogará no Benfica. “Sei coisas dele que nem a mulher sabe”, afirmou, enigmático, frisando que são questões que serão tratadas “com a justiça brasileira”. E remata, acusando: “Moretto vendeu-se pelos milhões do Benfica.”
Por sua vez Moretto lançou acusações a Diniz: “Era meu amigo, porque me levou para a Portuguesa, mas depois do que fez já não é. Queria dez por cento do meu salário, independentemente do clube para onde eu fosse.”
Diniz diz ser dirigente da Portuguesa, mas o presidente do clube, Manuel da Lupa, nega. “Há muitos anos que não tem qualquer função directiva, é apenas conselheiro”, disse ao CM. Lupa diz ainda que recentemente negociou o médio Celsinho para um clube russo e que depois da transferência estar feita foi contactado por um dirigente do FC Porto a reclamar que o jogador estava prometido aos ‘dragões’. O dirigente suspeita que tenha sido Diniz a prometer o jogador ao FC Porto.
SIMÃO EM PLENO COM NOVO 'LOOK'
O Benfica regressou ontem aos treinos após 12 dias de férias, por altura da época festiva do Natal e Ano Novo. O holandês Ronald Koeman orientou o primeiro treino do ano, que já contou com a presença das últimas três contratações: Manduca, Moretto e Marco Ferreira. A sessão durou pouco mais de uma hora e foi presenciada por cerca de 300 adeptos, que aplaudiram efusivamente os atletas ‘encarnados’. Destaque para a presença sem limitações de Simão Sabrosa (que apresentou um novo penteado, onde as tranças predominam), Manuel Fernandes e Ricardo Rocha. O guarda-redes Moreira esteve também na Luz efectuando caminhada em ritmo acelerado.
Após os habituais exercícios de aquecimento e bola, o holandês orientou e participou como defesa-central – ao lado de Luisão – num minijogo com onze jogadores de cada lado e que durou cerca de 30 minutos. O italiano Fabrizio Miccoli, por duas vezes, e o reforço Marco Ferreira foram os autores dos três golos da primeira peladinha do ano.
Ausentes do treino estiveram Hélio Roque (é hoje apresentado no Vitória de Setúbal), João Pereira, Bruno Aguiar e Carlitos (estão à procura de clube). O angolano Pedro Mantorras foi autorizado pela direcção ‘encarnada’ a apresentar-se só no dia de hoje. O Benfica volta a treinar esta terça-feira, tendo em vista o embate de domingo frente ao Paços de Ferreira, com dois treinos agendados para as 10h30 e 16h00 no relvado do Jamor.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.