page view

Contas da Benfica SAD voltam a terreno positivo: lucro de 34,4 milhões de euros

Pela primeira vez, receita supera largamente os 300 milhões, graças à Champions, Mundial de Clubes e venda de jogadores Despesa também aumenta, com destaque para os custos com pessoal (127,7 milhões)

Atualizado a 09 de setembro de 2025 às 23:12

Uma faturação recorde permitiu ao Benfica fechar 2024/25 com um lucro superior a 34 milhões de euros. Como o CM antecipou há quase seis meses, na sua edição de 14 de março, pela primeira a SAD encarnada superou a fasquia dos 300 milhões de receita. Um valor sem precedentes na Liga portuguesa que melhorou o resultado financeiro das águias em quase 66 milhões, ao passarem do prejuízo de 31,4 milhões para um lucro de 34,4 milhões ontem comunicado À CMVM. É o terceiro melhor balanço de sempre da SAD.

Os rendimentos operacionais (230,6 milhões) são os melhores alguma vez registados pelo Benfica, suportados nos direitos televisivos mas sobretudo no desempenho desportivo. A Champions rendeu mais de 70 milhões e o Mundial de Clubes valeu 17,1 milhões. Este é o montante líquido, depois da retenção de impostos nos Estados Unidos, de taxas cobradas pela FIFA, da logística da participação na prova e de prémios aos jogadores.

Como os ganhos com patrocinadores e a bilhética também aumentaram, o Benfica teve um resultado operacional positivo (3,9 milhões), o que não acontecia desde 2017/18. Isto apesar de os gastos também terem aumentado 10,7% no espaço de um ano. A despesa operacional foi de 226,7 milhões, à custa dos fornecimentos (a SAD relembra a inflação e que em dia de jogo tem dois mil colaboradores exteriores) mas sobretudo dos custos com pessoal, que passaram de 114,9 milhões para 127,7 milhões. 

Como o resultado financeiro (juros com dívida e impostos) continua a ser negativo (ver infografia), o Benfica só voltou a registar lucro mediante a transação de jogadores. De 1 de julho de 2024 a 30 de junho de 2025, a SAD fez 188,9 milhões com a venda bruta de futebolistas. Depois de descontados todos os custos com essas transações (comissões a agentes ou direitos de outros clubes) e também depois de amortizados os passes dos atletas que já constam do plantel, o ganho líquido final com jogadores foi de 46,7 milhões, montante decisivo para o lucro final de 34,4 milhões.

Publicada originalmente a 09 de setembro de 2025 às 22:25

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8