Mourinho, sempre no olho do furacão: sujeito a algumas observações críticas no rescaldo da eliminação pelo Barcelona, o treinador do Chelsea puxou dos galões e defendeu-se com rispidez. Recebeu imediato apoio público dos pesos pesados da equipa: Frank Lampard, John Terry e Didier Drogba, entre outros, saltaram a terreiro para defender o líder e fizeram-no com o mesmo empenho e a mesma sinceridade que se pressente nas comemorações colectivas da equipa – no sábado passado, titulares, suplentes e ‘staff’ técnico fundiram-se num abraço espontâneo para vitoriar o golão de William Gallas que deu ao Chelsea vitória (2-1) ‘in extremis’ sobre o Tottenham. Mourinho é isto: um líder capaz de gerar solidariedades graníticas.
Mas Mourinho também e isto: na crónica da ‘Record DEZ’, na semana passada, sob o título “Bichos escondidos”, Mourinho vergastou os (sic) “pseudo-intelectuais e ‘jornaleiros’ de Portugal (...) que rejubilam por um dos portugueses de maior sucesso no mundo ter perdido [com o Barcelona]” e sugeriu: “arranjem bons veterinários para poderem viver muitos anos e verem-me ganhar muitas vezes”.
Passando ao largo a deselegância da frase, confesso que não percebi a agressividade de Mourinho (rejubilam?!?, quem?) e sei que houve muita gente que também não percebeu. Até por um motivo muito simples: se há profissional de futebol que tem sido acompanhado, acarinhado e elogiado – à exaustão! – por tudo o que é jornal, revista, rádio e televisão portuguesas é Mourinho! Que estava ele à espera? Que os críticos ‘tugas’ tomassem automaticamente como deles as dores que Mourinho expressou por uma eliminação que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento e bom senso considerou justa e até normal?
Mas não, para Mourinho houve alguns escribas ‘tugas’ traidores!, miseráveis!, que se atreveram a elogiar o belo jogo do Barcelona e não destacaram, como ‘deviam’, o cardápio de queixas do nosso José, o nosso ‘tuga’. Queria o quê, bajulices? Pois... Conheço um camarada tão amigo de alguns jogadores que é incapaz de exercitar o sentido crítico quando tem de escrever sobre eles. Tipo (sic): “o excelente João Pinto teve uma noite menos boa” ou “o magnífico Rui Costa esteve aquém do seu melhor nível”, diz ele para qualificar um jogo desastrado dos ídolos.
Ora o distanciamento, a independência e a procura da objectividade possível são fundamentais para quem procura fazer crítica honesta. Que alguma prosa não case pontualmente com o ego, as dores e as aspirações de Mourinho... pois esse é um problema dele.
Fulham-Chelsea, Hoje, 18h20, SportTV, diferido
BAÍA E SÁ COMO ALBERTINI
Demetrio Albertini foi homenageado pelo Milan numa festa emocionante que serviu, entre outras coisas, para nos lembrar quão raros são hoje os jogadores de qualidade que conseguem, por devoção, por lealdade, por antiguidade, transformar-se num símbolo clubístico. Ainda os há, claro, mas tendem a desaparecer – Maldini, Costacurta, Del Piero, Totti, Giggs, Neville, Solskjaer, Raul, Roberto Carlos, Kahn, Shearer, Henry, Terry, Carragher e Javier Zanetti (entre outros) pertencem a uma espécie em vias de extinção que, em Portugal, está representada por Baía (14 épocas no Porto) e Sá Pinto (nove no Sporting), depois das saídas para o estrangeiro de Jorge Costa (14 épocas/Porto) e Beto (dez/Sporting) e do abandono na época passada de Pedro Barbosa (dez/Sporting).
Ainda não se sabe se Sá Pinto, 34 anos, fará mais uma época, mas pressente-se que Baía, 36 anos, está para lavar e durar. Que pelo menos estes dois sejam homenageados como Albertini, que recebeu do Milan aquele troféu que não tem preço – a gratidão.
O guarda-redes Carlos [ex-Boavista] brilhou no apuramento do Steaua Bucareste para os ‘quartos’ da Taça UEFA: depois do 0-0 na Roménia, o Steaua goleou (3-0) em Sevilha... Eliminado o Marselha de Delfim, o Steaua é o único campeão europeu ainda em prova na Taça UEFA menos ‘sonante’ da história – os outros apurados são: Zenit, Levski Sófia, Basileia, Schalke, Rapid Bucareste, Middlesbrough e Sevilha. Carlos à final, já.
O Inter está nos ‘quartos’ da ‘Champions’ muito por obra e graça de Figo, claramente o melhor em campo nos jogos com o Ajax. Esqueça-se Adriano (desastrado!), Martins, Júlio Cruz, Veron, Recoba... quem carrega aquela selecção sul-americana às costas é Figo, o ‘Picasso das assistências’ como lhe chamou a ‘Gazzetta dello Sport’.
Inter-Lázio, Amanhã, 14h00, SportTV, directo
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.