Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Conflito gera amizade

César Peixoto, velho conhecido de Jorge Jesus, está a viver dias de sonho, após o reencontro com o seu ex-treinador no Sporting de Braga na Luz. Mas nem sempre as relações entre os dois foram fáceis. O CM revela aspectos ocultos que marcaram a relação entre Jorge Jesus e César Peixoto, antes da total redenção do esquerdino, aos olhos do treinador do Benfica.
20 de Agosto de 2009 às 00:30
Conflito gera  amizade
Conflito gera amizade FOTO: Record

Meses antes, ainda em Braga, os dois viveram momentos de grande "conflitualidade", revelou um ex--colega de César no Minho, ao recordar alguns episódios de confrontação verbal entre os dois. Aliás, antes de Jorge Jesus conceder a Peixoto o estatuto de titular, o próprio grupo de trabalho acompanhava com particular interesse este relacionamento.

César não lidava bem com o tipo de liderança de Jorge Jesus e chegou mesmo, enraivecido pelo que terá considerado ofensas demasiado graves proferidas pelo técnico no calor do momento, a manifestar o seu desagrado alto e bom som, para quem quisesse ouvir. Mal o técnico se acercou do balneário, após uma deslocação difícil, reagiu às ofensas, com ameaças e pontapés no armário. Valeu tudo no apogeu da tensão vivida entre técnico e jogador, hoje, por iniciativa de Jorge Jesus, juntos na Luz. Então, o motivo que fez transbordar a ira de Peixoto era simples: discordava da forma como Jesus, a partir do banco, o terá ‘achincalhado’ e humilhado com os termos habitualmente utilizados, tão característicos da sua forma de liderar e gerir. Peixoto desabafou então que "não admitia tudo!!!"

O jogador, consequência deste e de outros episódios, chegou a estar em maus lençóis em Braga, ainda que o clube tenha sempre resguardado a imagem dos protagonistas alegando questões internas. Mas, dada a sua natureza competitiva, César Peixoto ganhou notoriedade e um lugar indiscutível no onze. Agora, sucedem-se elogios mútuos e o reencontro no Benfica, sonho que ambos acalentavam.

AIMAR ESTÁ PREVENIDO

O Vorskla Poltava é uma equipa desconhecida para a maioria dos portugueses mas Pablo Aimar alerta os companheiros para o sucedido na época passada com o Metalist Kharkiv. "O Vorskla Poltava ganhou a Taça e a Supertaça, o que lhe deu o direito a disputar esta competição. Na época passada encontrámos uma equipa da mesma liga, o Metalist, de nível similar. Há que ter muito cuidado", avisou o médio.

DISCURSO DIRECTO

"O POLTAVA É UMA EQUIPA DE QUALIDADE": Jorge Jesus, Treinador do Benfica

– Que espera do Vorskla Poltava ?

Jorge Jesus – O nome da equipa não traduz o seu valor e os adeptos vão ver que o Benfica vai jogar contra uma boa equipa. Fazem do contra-ataque a sua principal arma e a grande referência da equipa é o n.º 7, Markoski, que joga atrás do ponta--de-lança. Além disso, o Poltava tem jogadores rápidos nas alas, pois jogam em 4x3x3.

– A eliminatória pode ficar resolvida amanhã [hoje]?

– Ninguém consegue vencer eliminatórias num só jogo. Hoje em dia, há muito equilíbrio entre as equipas. O Poltava é uma equipa com valor e a eliminatória não será resolvida neste jogo.

– Até onde pode chegar o Benfica na UEFA?

– Se cheguei aos oitavos-de-final com o Braga, no Benfica tenho ambições maiores. Quero que o Benfica volte a ser conhecido na Europa, como foi no passado.

– O presidente do Sp. Braga culpa-o pela má planificação da pré--época do clube...

– Não tive responsabilidade na preparação da época do Sporting de Braga. Não fui eu que marquei o estágio, ou a data do início dos trabalhos. O presidente do Braga saberá qual a sua ideia, eu não sirvo de escudo a ninguém.

"NACIONAL TEM QUALIDADE PARA ULTRAPASSAR ZENIT"

Manuel Machado é o rosto da confiança em vésperas de defrontar o Zenit, em jogo da 1ª mão do ‘playoff’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa. O técnico do Nacional tece rasgados elogios ao adversário, equipa que qualifica como "grande potência do futebol europeu", mas não se coíbe de admitir que os madeirenses têm argumentos para saírem vitoriosos do duplo confronto com os vencedores da Taça UEFA em 2007/08.

"Vai ser um jogo muito interessante, em que a ambição e a motivação vão estar em níveis muito elevados", frisou Machado, acrescentando: "Temos qualidade para ultrapassar este Zenit."

Manuel Machado chamou Halliche, Mateus e Anselmo – todos ‘tocados’ – para o compromisso europeu mas muito dificilmente os três jogadores serão opção. Já Ruben Micael recuperou da lesão na coxa direita e vai ser titular.

JOGOS DA 1.ª MÃO DO 'PLAYOFF' DA LIGA EUROPA

PAOK-Heerenveen

Dínamo Zagreb-Hearts

Werder Bremen-Aktobe

Everton-Sigma

BATE Borisov-Litex

NAC-Villarreal

Lech Poznan-Club Brugge

Fulham-Amkar

Galatasaray-Levadia

Teplice-Hapoel Tel Aviv

Metalurg Donetsk-Austria Viena

Twente-Qarabag

Roma-Kosice

Dínamo Moscovo-CSKA Sófia

Genk-Lille

PSV Eindhoven-Bney Yehuda

Lazio-Elfsborg

Trabzonspor-Toulouse

Partizan-Zilina

Baku-Basileia

Ajax-Slovan Bratislava

Shakhtar Donetsk-Sivasspor

Brondby-Hertha Berlim

Athl. Bilbao-Tromsö

Sarajevo-Cluj

Rapid Viena-Aston Villa

Steaua Bucareste-St. Patricks

Sparta Praga-Maribor

Zenit Sampetersburgo-Nacional

Genoa-Odense

Dínamo Bucareste-Slovan Liberec

Guingamp-Hamburg

Sion-Fenerbahçe

Sturm-Metallist

Slavia Praga-Estrela Vermelha

Benfica-Vorskla Poltava

Vaslui-AEK Atenas

Stabaek-Valência

ATLÉTICO DE SIMÃO BATE KATSOURANIS

Com Simão Sabrosa a titular, o At. Madrid foi ontem a Atenas bater o Panathinaikos por 3-2 (golos de Maxi Rodríguez, Diego Forlán e Agüero). A equipa orientada por Abel Resino foi mais forte e está com um pé na fase de grupos da Liga dos Campeões. A partida entre espanhóis e gregos – Katsouranis, ex-Benfica, jogou os 90’ – ficou ainda marcada pela violência. Antes do apito inicial, confrontos entre adeptos fizeram dois feridos. Segundo a polícia grega, dois adeptos ‘colchoneros’, pai e o filho, sofreram cortes, contusões e outros ferimentos. Os desacatos – entre um grupo de espanhóis e uma das claques organizadas do ‘Pana’ – já tinham começado em Plaka, centro de Atenas, local frequentado especialmente por turistas.

Nos jogos de ontem, destaque ainda para a goleada do Lyon diante do Anderlecht (5-1). Lisandro López – ex-FC Porto – marcou, de grande-penalidade.

O Zurich foi ao terreno do Ventspolis (Letónia) vencer por 3-0, garantindo praticamente a presença na Liga.

CHAMPIONS: 1.ª MÃO

TERÇA-FEIRA

Sporting 2 - 2 Fiorentina

Celtic Glasgow 0-2 Arsenal

FC Copenhaga 1 - 0 Apoel Nicosia

FC Sheriff 0 - 2 Olymp. Piraeus

FC Timisoara 0 - 2 Estugarda

ONTEM

Levski Sofia 1- 2 Debrecen

Lyon 5-1 Anderlecht

Panathinaikos 2-3 At.Madrid

Salzburgo 1-2 Maccabi Haifa

Ventspils 0-3 Zurique

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)