Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar a Petit

Em causa as declarações sobre amarelos a jogadores.
Filipe António Ferreira 17 de Abril de 2019 às 08:22
Petit
Petit admite que forçou amarelos para poupar jogadores diante do Benfica
Petit
Petit
Petit admite que forçou amarelos para poupar jogadores diante do Benfica
Petit
Petit
Petit admite que forçou amarelos para poupar jogadores diante do Benfica
Petit
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar a Petit, treinador do Marítimo, e aos jogadores Edgar Costa e Joel, devido aos cartões amarelos vistos pelos atletas no jogo com o Feirense, no passado domingo, para a Liga (triunfo dos insulares por 2-0).

O CD agiu com base em notícias na comunicação social e nas próprias declarações de Petit, que no final do encontro assumiu ter dado indicações para que os amarelos fossem forçados, de forma a que os jogadores falhassem o jogo com o Benfica.

"Contra o FC Porto poupámos jogadores que estavam em risco de ver o quinto amarelo. Desta vez optámos por o Edgar Costa e o Joel Tagueu verem o quinto amarelo, de forma a estarem aptos para as outras quatros finais", salientou o técnico dos madeirense, que jogou no Benfica entre 2002 e 2008.

A ação do Conselho de Disciplina deve limitar-se a uma multa, ao abrigo do artigo 167º (inobservância de outros deveres), uma vez que o regulamento da Liga não tem qualquer alínea que contemple casos destes em concreto.

O castigo só deve ser conhecido no decorrer da próxima semana.

PORMENORES 
Francisco J. Marques
O Conselho de Disciplina castigou o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, com 22 dias de suspensão, devido às declarações sobre "a intenção de lesionar" Danilo e outros jogadores dos dragões no jogo com o V. Setúbal.

Benfica multado
O Benfica foi multado em 22 950 euros por críticas - feitas a 14 de janeiro através da sua newsletter - às arbitragens da primeira volta e por dizer que o FC Porto vinha a ser "sistematicamente beneficiado", colocando em causa a "verdade desportiva da competição".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)