Só o goleador paraguaio Óscar Cardozo recebeu 1,2 milhões. O médio argentino Pablo Aimar foi o jogador mais bem pago com 2,1 milhões de euros. <br/>
A equipa que está na liderança da Liga profissional de futebol custou, em 2009, 11 milhões de euros. O onze titular do Benfica tem no argentino Pablo Aimar o seu elemento mais bem pago: 2,1 milhões de euros por ano, o que dividido por 10 meses (uma vez que a maioria dos clubes da Liga não gera receitas durante os meses de Junho e Julho) dá um ordenado de 210 mil euros por mês.
O defesa brasileiro Luisão, com uma remuneração anual de 1,5 milhões (mais meio milhão de euros do que auferia em 2007), está na segunda posição na lista dos mais bem pagos do plantel principal dos encarnados (com um salário mensal de 150 mil euros). Seguem-se o avançado paraguaio Óscar Cardozo, com 1,2 milhões por ano, e o argentino Ángel Di María, também com 1,2 milhões de euros.
Javier Saviola ganhou metade de Luisão, com uma remuneração em 2009 de 767 mil euros.
Um dos ordenados mais baixos do plantel era o de Fábio Coentrão. O médio de 21 anos deve ter melhorado substancialmente o seu salário de 151 mil euros por ano quando renovou o contrato com o Benfica até 2015. Uma das últimas aquisições de Jesus, o defesa César Peixoto, trocou o Braga pelo Benfica e ganhou 168 mil euros o ano passado. Já Jorge Ribeiro, um elemento pouco utilizado na defesa por Jorge Jesus nesta época, recebeu 612 mil euros.
Segundo dados divulgados pela SAD, a equipa sénior do Benfica para a época 2009/2010 comporta 28 jogadores: três guarda-redes, nove defesas, nove médios e sete avançados. O peso global com os salários dos jogadores deve superar, anualmente, os 22 milhões de euros.
MENOS DO QUE MICOLLI E SIMÃO
A SAD benfiquista fez um grande esforço para racionalizar os ordenados do plantel profissional. Pablo Aimar, o jogador mais bem pago do Benfica, e o único a passar a fasquia dos dois milhões de euros por ano (números de 2009), ganha menos do que aquilo que ganhava Simão Sabrosa em 2007, 2,2 milhões de euros, ou o avançado Fabrizio Miccoli, que no mesmo ano era o jogador mais bem pago da equipa principal de futebol com 2,3 milhões. n
SAIBA MAIS
FUNDAÇÃO
Foi no dia 28 de Fevereiro de 1904, em Belém, que foi fundado o Grupo Sport Lisboa, primeira designação do que seria o Sport Lisboa e Benfica
14 500 euros é o salário médio dos jogadores do campeonato, segundo dados de 2009 da Liga Portuguesa de Futebol.
2500 euros é o salário médio dos jogadores da Liga de Honra, de acordo com a LPFP.
EMBLEMA DE 1908
Em 1908, o emblema do Benfica já tinha a águia que agarrava a frase latina: 'E pluribus unum'.
CAPITÃO ESTÁ MAIS POUPADO
O capitão do Benfica, Nuno Gomes, reduziu substancialmente o seu salário para permanecer no plantel principal do Benfica. Em 2007, o avançado era um dos mais bem pagos da equipa, a par do italiano Miccoli: 2,3 milhões por ano. Dois anos depois, Nuno Gomes reduziu substancialmente a sua remuneração para 1 milhão de euros, menos 200 mil do que Óscar Cardozo.
O PESO DOS EMPRESTADOS
O Benfica tem 30 jogadores emprestados a vários clubes (entre os quais estão Zoro, que joga no Setúbal, Urretaviscaya, que foi cedido ao Peñarol, e Shaffer, que joga no Atlético Bansfield). Muitos destes atletas continuam a pesar nas contas da SAD. É o caso do avançado Makukula, emprestado ao clube turco Kayserispor, que ainda recebeu do Benfica, em 2009, 650 mil euros. Em relação ao médio Yebda, emprestado ao Porthsmouth de Inglaterra, ainda ganhou da SAD benfiquista, em 2009, cerca de 1, 5 milhões de euros.
SHÉU E JESUS SOMAM 600 MIL
Tal como o CM já noticiou, o técnico Jorge Jesus recebeu 450 mil euros de salários em 2009. Se o Benfica se sagrar campeão nacional, Jesus poderá contar com um prémio adicional ao seu ordenado de mais 450 mil euros.
O secretário técnico dos encarnados, Shéu Han, recebeu 152 mil euros da SAD encarnada.
No final de 2009, o quadro de pessoal da Benfica SAD tinha 93 trabalhadores, dos quais 47 são atletas e dez são técnicos.
PRINCÍPIO DE ACORDO COM GURDIÃO SERGIO ROMERO
O Benfica lidera a corrida por Sergio Romero, guarda-redes argentino do AZ Alkmaar, actual campeão holandês em título mas que vive situação dramática em termos financeiros.
Segundo notícias veiculadas ontem na Imprensa italiana, os encarnados já terão mesmo chegado a um pré-acordo com o internacional celeste, habitual titular da selecção de Diego Maradona.
Aos 23 anos, Sergio Romero é o principal activo do AZ, clube que admite prescindir dos seus serviços a troco de 10 milhões de euros, valor considerado excessivo por parte da SAD benfiquista, que não parece disposta a pagar mais de cinco milhões por um guarda-redes.
Formado no Racing Club, Romero tem 1,91 m e 86 kg e é também cobiçado por Bayern Munique e Liverpool.
NOTAS
FALHA NAVAL: LUISÃO
Luisão é baixa confirmada diante da Naval, amanhã (21h00, RTP 1) devido a dores musculares na coxa esquerda. O central brasileiro deverá ser substituído pelo seu compatriota Sidnei
A TEMPO DO DÉRBI: SAVIOLA
Saviola fracturou uma falange de um dos dedos do pé direito e vai falhar o jogo com o Liverpool, em Anfield. O argentino deverá, no entanto, ser opção para o dérbi com o Sporting, no dia 13
LESIONADO: CÉSAR PEIXOTO
César Peixoto falhou o treino de ontem do Benfica devido a um estiramento no ligamento lateral externo do joelho esquerdo e está em dúvida para a deslocação à Figueira da Foz
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.