Dragões e leões recebem AVS e Rio Ave, respetivamente. Já os encarnados vão a Braga.
O líder FC Porto e o Sporting vão encerrar o ano civil de 2025 com receções acessíveis, diante de AVS e Rio Ave, para a I Liga portuguesa de futebol, na qual o Benfica tem um duro teste em Braga.
O desafio da 16.ª jornada do campeonato avizinha-se como um dos mais fáceis para líder isolado, já que do outro lado vai estar o lanterna-vermelha, que contabiliza apenas quatro pontos, contra os 43 dos portistas, que somam mais cinco do que o segundo posicionado Sporting (38) e mais oito do que terceiro Benfica (35).
Na segunda-feira, no relvado do Estádio do Dragão, os dragões vão estar privados do espanhol Borja Sainz, figura em destaque contra o Alverca (3-0), face aos dois golos que apontou, mas já vão poder contar com o central polaco Jan Bednarek, que cumpriu castigo na última ronda e deve voltar ao onze contra o AVS, que afastou o Vitória de Guimarães da Taça de Portugal e empatou com Nacional (2-2) na jornada anterior.
Um dia antes, a partir das 20:30, entra campo o bicampeão nacional Sporting, com ausências de peso, nomeadamente o central Diomande e o ala Geny Catamo, ambos ao serviço das seleções na CAN2025, bem como médio Pedro Gonçalves, lesionado.
Os verdes e brancos vão ter pela frente o Rio Ave, que ocupa um confortável 10.º na tabela, com 17 pontos, e que não vai contar com o contributo do melhor jogador da equipa, o avançado brasileiro Clayton, que soma 10 golos no campeonato, a cumprir castigo.
Se os encontros de dragões e Leões não devem passar por problemas de maior nos seus desafios caseiros, a viagem do Benfica a Braga merece cuidados redobrados, embora os bracarenses, quintos classificados, recebam os encarnados depois de uma derrota surpreendente frente ao Estoril-Praia (1-0), na última ronda, mas motivados pelo triunfo para a prova 'rainha', ante o Caldas (3-0), da Liga 3.
A equipa de José Mourinho sabe, de antemão, que não pode perder mais terreno para os rivais, isto para poder continuar a sonhar com o título nacional, e no domingo, pelas 18:00, terá de apresentar a sua melhor versão.
As águias querem dar continuidade ao bom momento na temporada -- somam sete triunfos e dois empates nos últimos nove jogos para todas as competições -, e no Minho a equipa lisboeta poderá ser reforçada pelo médio luxemburguês Leandro Barreiro, ausente dos últimos dois jogos, e o guarda-redes Samuel Soares, que falhou a vitória na Luz contra o Famalicão (1-0), ambos por lesão.
No mesmo dia, o Casa Pia será anfitrião do Vitória de Guimarães, enquanto o quarto posicionado Gil Vicente, sem vencer há cinco jogos seguidos, vai tentar regressar aos triunfos na visita a Arouca.
A ronda 16 arranca no sábado, com os confrontos entre Famalicão e Estrela da Amadora, no Minho, e Estoril Praia e Alverca, na capital portuguesa, mas só termina em 11 de janeiro, com os jogos Nacional-Santa Clara e Moreirense-Tondela.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.