page view

Federações desportivas querem vender bebidas alcoólicas durante os jogos

Medida faz parte de um pacote fiscal que a Confederação do Desporto quer ver discutido no âmbito do Orçamento de Estado.

22 de outubro de 2025 às 01:30

Mais de 40 federações desportivas aprovaram um pacote de medidas, na sua maioria de âmbito fiscal, que consideram essenciais para melhorar o setor. Esse pacote fiscal já está a ser discutido com os partidos com assento parlamentar, de modo a que ainda possa ser incluído na discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2026.

"Além das medidas fiscais que já estamos a apresentar aos partidos, com impacto nas federações, nos clubes, nos árbitros, treinadores e atletas, nas famílias e empresas, temos também medidas com impacto nos espectadores. Desde logo, com a redução do IVA dos espetáculos desportivos para 6% e a possibilidade de consumo de bebidas de baixo teor alcoólico, em segurança, nos recintos desportivos, tal como acontece na Cultura”, explica ao CM o presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

O objetivo principal destas medidas é alargar ao Desporto as mesmas benesses que já são dadas à cultura (sobretudo o IVA à taxa reduzida e a hipótese de aumentar as receitas com a venda de algumas bebidas alcoólicas). Outra reivindicação é o alargamento da comparticipação do Estado nos custos com segurança e policiamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8