Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Fim dos testes obrigatórios ao coronavírus no futebol

Jogos entre equipas de zona de transmissão comunitária ativa é que se recomenda teste aleatório 48 horas antes.
Ricardo Tavares 26 de Agosto de 2020 às 08:23
Futebol em tempos de Covid-19
Futebol em tempos de Covid-19 FOTO: Movephoto
Os testes obrigatórios à Covid-19 no futebol chegaram ao fim.

Agora, só em caso de jogos entre equipas de uma zona de transmissão comunitária ativa é que a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda um teste aleatório até 48 horas antes da realização das partidas.

A DGS difundiu esta terça-feira uma nota de orientação para o regresso aos treinos e competições em Portugal. O documento divide as modalidades em três riscos de contágio: alto, médio e baixo. Neste último caso incluem-se os desportos individuais sem contacto físico, entre outros.

O futebol, tal como o andebol, basquetebol, voleibol e hóquei em patins são algumas das disciplinas que enquadram a lista denominada de médio risco. As artes marciais, o râguebi, as danças, patinagem artística (pares), polo-aquático e ginástica acrobática, por exemplo, integram o grupo chamado de alto risco. Neste último segmento, a DGS recomenda a realização de testes 48 horas antes das competições.

As federações, clubes e promotores de espetáculos desportivos, segundo o documento da autoridade sanitária, deverão pugnar pelo “aumento da periodicidade, pessoas a testar e número de testes moleculares sempre que as características da modalidade assim o exijam”.

A identificação de um caso positivo, mesmo que assintomático, tem de ser comunicada à autoridade de saúde. O praticante, com resultado positivo, terá de ficar isolado e, portanto, privado de participar em treinos e competições até que esteja livre de infeção, explica a DGS. Por si só, um caso positivo não significará obrigatoriamente o isolamento coletivo das equipas.

Recorde-se que, na retoma da Liga de futebol, os jogadores eram todos testados antes de cada jogo.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 DGS desporto futebol coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)