page view

Inês Henriques ganha ouro e bate recorde do mundo

Atleta portuguesa estabeleceu um novo recorde mundial, ultrapassando a marca que já lhe pertencia.

14 de agosto de 2017 às 01:30

"Foi fantástico, não consigo descrever em palavras aquilo que estou a sentir. Isto é a recompensa de 25 anos de trabalho. Estava quase em casa, ouvia muitos portugueses." Estas foram as primeiras declarações de Inês Henriques após ter conquistado a medalha de ouro, ontem, nos 50 quilómetros marcha femininos no campeonato do Mundo de atletismo, em Londres.

A atleta portuguesa terminou a prova em 4h05m56s e estabeleceu um novo recorde mundial, ultrapassando a marca de 4h08m25 que já lhe pertencia.

A carregar o vídeo ...

Inês Henriques ganha ouro e bate recorde do mundo

Inês Henriques competiu com seis marchadoras, sendo que duas não cortaram a meta e outra foi desqualificada. Esta foi a primeira vez que a distância se disputou num Mundial e numa prova em que a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) queria estabelecer como marca mínima as 4h06m, um objetivo cumprido pela portuguesa natural de Santarém.

O feito não passou despercebido ao Governo nem ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que congratularam a ribatejana de 37 anos pela conquista da 19ª medalha para Portugal em Mundiais.

A carregar o vídeo ...

Inês Henriques recebida em Portugal com aplausos

Pela primeira vez os treinadores de atletas medalhados também receberam medalhas, pelo que o treinador de Inês Henriques, Jorge Miguel, levou a sua para casa.

Ana Cabecinha terminou os 20 quilómetros marcha em sexto lugar, prova vencida pela chinesa Jiayu Yung.

PERFIL

Inês Pereira Henriques Nasceu a 1 de maio de 1980 em Santarém (37 anos). É campeã nacional dos 50 km marcha pelo CN Rio Maior. Conta com três presenças nos Jogos Olímpicos (2004, 2012 e 2016) nos 20 km marcha. Nesta distância já participou em sete Mundiais.

Luso-francês vence 50 km

"Estou feliz por oferecer este título a França, mas também um pouco à minha família em Portugal", disse Yohann Diniz após conquistar a medalha de ouro nos 50 quilómetros marcha masculinos no campeonato do Mundo de atletismo, em Londres.

Luso-francês vence 50 km

O atleta francês de ascendência portuguesa terminou a prova em 3h33m11s, distante do recorde mundial, que também lhe pertence, estabelecido em 3h32m33s.

Yohann congratulou ainda Inês Henriques pela conquista do ouro nos 50 quilómetros marcha femininos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8